• Matéria: Filosofia
  • Autor: pereiraluana10
  • Perguntado 5 anos atrás

porque, M. Lutero menospreza a Filosofia e busca um renascimento do conhecimento religioso​

Respostas

respondido por: MarHott
1

Resposta: Martinho Lutero provocou uma grande mudança na história do catolicismo. As suas críticas à cúpula da Igreja Católica levaram ao rompimento e à criação das bases da Reforma Protestante. Desde o século XIV a Igreja católica vinha perdendo autoridade e prestígio.

Práticas não condizentes com sua doutrina como a venda de indulgências, de cargos eclesiásticos e a inadequação do alto clero que se comportava de maneira mundana e luxuosa abalaram a crença de muitos fiéis na instituição da Igreja Católica. Martinho Lutero provocou mudanças profundas ao denunciar esta situação no século XVI.

A valorização do indivíduo com o movimento cultural do Renascimento propôs uma nova visão sobre a Igreja e a religião criando um clima favorável a mudanças.  Foi neste ambiente em que emergiu Martinho Lutero.

Explicação:


MarHott: 1 – A insatisfação de reis e príncipes: o papa passou a ser visto como um impedimento ao poder real e a saída de dinheiro (taxas e tributos pagos pelos fiéis à Igreja) dos domínios reais para Roma, a sede do papado, criou um clima de insatisfação na realeza.
MarHott: 2 – O descontentamento da burguesia: a Igreja defendia a teoria do preço justo (a venda de um produto não deveria incluir o lucro) e proibia o empréstimo de dinheiro a juros.
3 – Os abusos de membros da Igreja: venda de cargos eclesiásticos, comércio de artigos religiosos (relíquias), de indulgências (venda do perdão dos pecados) e comportamento inadequado ao clero (vida luxuosa e mundana que se contrastava com a espiritualidade de cristãos e da própria doutrina defendida pela Igreja).
Perguntas similares