1. Thomas Hobbes foi um pensador:
a) irlandês
b) australiano
c) norte americano
d) inglês
2. A principal obra de Hobbes foi
a) Leviatã
b) O Príncipe
c) Utopia
d) Elogio da Loucura
3. Para que o homem viva em sociedade, Hobbes afirma que os homens:
a) tornam-se religiosos
b) fazem um contrato social
c) armam-se
d) fazem a guerra
4. De acordo com Hobbes, o homem inventa o Estado no sentido de:
a) governar
b) enriquecer
c) sobreviver
d) guerrear
5. A democracia é :
a) uma assembleia de todos que se uniram
b) uma assembleia de uma parte da sociedade
c) o governo de um soberano vitalício
d) um governo sem Constituição
6. A aristocracia é o governo :
a) de todos
b) do rei
c) de uma minoria
d) do tirano
7. Para Hobbes o Estado é a materialização dos desejos:
a) dos súditos
b) do rei
c) dos trabalhadores
d) dos legisladores.
Respostas
Resposta:
1) d
Ele nasceu na aldeia de Westport, próximo a Malmesbury, no condado de Wiltshire, na Inglaterra.
2) a
Leviatã é o livro mais famoso do filósofo, publicado em 1651. O seu título se deve ao monstro bíblico Leviatã. O livro, cujo título por extenso é Leviatã ou matéria, forma e poder de um Estado eclesiástico e civil, trata da estrutura da sociedade organizada.
3) b
Hobbes é um teórico contratualista, sendo assim, visa legitimar o Poder do Estado, o uso da força por meio do contrato social. Um pacto do qual ocorre entre os indivíduos de determinada social abrindo mão de suas liberdades individuais e alienando-as para um terceiro participante do contrato que seria o Estado, a figura de Estado.
4) a
Para Hobbes, o Estado deveria ser a instituição fundamental para regular as relações humanas, dado o caráter da condição natural dos homens que os impele à busca do atendimento de seus desejos de qualquer maneira, a qualquer preço, de forma violenta, egoísta, isto é, movida por paixões.
5) a
Democracia é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal.
6) c
A aristocracia é uma antiga forma de poder em que a política é comandada por um seleto grupo de detentores de privilégios que são passados hereditariamente e mantidos dentro dele.
7) a
Para Hobbes, o Estado é a materialização dos desejos dos súditos, ou seja, seu autor. Por isso que o Estado não pode ser contestado, pois estaria havendo uma auto-contestação, “dado que cada súbdito é autor dos actos do seu soberano, cada um estaria castigando outrem pelos actos cometidos por si mesmo