A partir das últimas décadas do século XX, a indústria brasileira: *
a) sofreu forte concentração e o sudeste, em 2014, apresentava cerca de 30% do total de indústrias do país.
b) apresentou várias crises e tem reduzido, sistematicamente, sua participação no PIB (Produto Interno Bruto).
c) tornou-se muito competitiva, igualando-se ao parque industrial de países europeus como a Itália.
d) expandiu o mercado de trabalho e atualmente emprega quase a metade da mão de obra economicamente ativa do Brasil.
Respostas
Resposta:alternativa C:apresentou várias crises e tem reduzido,sistematicamente,sua participação no PIB(produto interno Bruto)
Explicação:
Resposta:
RESPOSTA: C
Explicação:
Em 2019, a indústria de transformação ocupa apenas 11,3% do total do PIB, menor patamar desde 1947, enquanto a indústria como um todo -- o que inclui a extração de minérios, petróleo, gás natural e a construção civil -- representa 22% do PIB.
Em 1986, auge da indústria no Brasil esse setor respondia por 27% dos empregos com carteira assinada dentro do território nacional. Hoje ele representa apenas 15% do total.
Não há consenso sobre o que causou o processo de desindustrialização vivido pelo país desde os anos 80, mas é possível apontar alguns fatores, entre eles, a incapacidade da indústria nacional em acompanhar o avanço tecnológico; os juros e a taxa de câmbio alta; a transferência de plantas industriais e a financeirização da economia.
“A abertura feita pelos governos dos Fernandos, Collor e Cardoso, não permitiu uma pariação prévia do setor produtivo. Simplesmente o expôs a competição internacional sem que houvesse condições isonômicas de competição”