• Matéria: Pedagogia
  • Autor: ribasemanuellesouza
  • Perguntado 6 anos atrás

Em linhas gerais, o conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio do embate político. Acerca de suas características, considere os itens a seguir.



I. São movimentos coletivos criados por segmentos sociais excluídos em virtude de classe, etnia, gênero, sexualidade ou outro critério que não esteja em concordância com a normatividade social.

II. Revelam um conflito entre as transformações em curso nas diferentes esferas que compõem o corpo da sociedade e a não assimilação dessas transformações por parte das estruturas sociais já dadas.

III. Mais do que reagir a uma situação, os movimentos sociais buscam interferir nos rumos tomados por essa sociedade, na medida em que influenciam diretamente nas representações, nos símbolos, nos valores e na cultura.

IV. A luta simbólica que se trava no plano dos valores é irrelevante para a luta prática, que se trava no plano das estruturais sociais, pois as mudanças de valores não contribuem para transformação almejadas pelos movimentos sociais.



É CORRETO apenas o que se afirma em

A)
III e IV.

B)
II, III e IV.

C)
I, II e IV.

D)
I, II e III.

E)
II e III.​

Respostas

respondido por: julialiri
0

A luta simbólica no plano dos valores também é relevante para os movimentos sociais, pois podem interferir nas estruturas e práticas da/em sociedade. Assim, a alternativa adequada é a D (I, II e III).

Movimento social e estrutura

O movimento social possui caráter coletivo e, usualmente, representa grupos que não seguem a norma vigente da sociedade. O conflito é um ponto importante para o movimento social, que acredita ser através dele que uma sociedade pode ser transformada.

O Movimento de Mulheres, o Movimento Comunista e o Movimento LGBTQIA+ são exemplos de movimentos sociais.

Continue estudando sobre movimento social em: https://brainly.com.br/tarefa/6103661

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares