Com base no texto e em seus conhecimentos, explique com suas palavras como é o processo de confecção da Xilogravura e a relação dela com a produção na literatura de cordel.
Respostas
Resposta:
Da forma simples, a xilogravura é uma técnica em que o artista entalha a madeira, pinta as suas partes elevadas e, por fim, pressiona a madeira em papel ou tela.
Explicação:
Espero ter ajudado
O processo de confecção da Xilogravura é aquele que envolve a técnica de realização de desenho conhecido como gravuras sobre um relevo de madeira, sendo que tal madeira virá a servir como um "molde", por assim dizer, que poderá passar a imagem para o papel, funcionando de forma parecida com um carimbo.
Esse processo de confecção da Xilogravura pode se relacionar com a literatura de Cordel pelo fato de que é comum a presença de gravuras em tal estilo literário. O Cordel, também chamado de Literatura de Cordel, começou durante o Renascimento Cultural, com o romanceiro, quando os relatos dos trovadores começaram a ser impressos, sendo que o título Cordel é atribuído a Portugal, sendo que um exemplo de autor é Gil Vicente.
Basicamente, o Cordel no Brasil surgiu durante o século XIX, onde os folhetos passaram a ser impressos contando lendas, mitos e contos, além de histórias de cangaceiros. No Brasil a literatura de Cordel está muito associada ao nordeste.