Praticando a arte:
1- Onde e como o teatro surgiu?
2- Qual o significado da palavra “teatro”?
3- Quem é o Deus do teatro?
4- Quando e como surgiu o teatro no Brasil? E quem foi seu maior representante?
5- Fale sobre o uso de máscaras no teatro?
6- Escolha 3 gêneros teatrais e fale sobre eles:
7- Qual a diferença de teatro direto e indireto?
8- Pesquise, quais são os elementos teatrais:
9- Faça um desenho de uma peça teatral:
10-. Com os materiais que tiver em casa, você irá criar um teatro de fantoches ou um
de sombras; com cenário, e pelo menos um personagem.
teatri
Respostas
Resposta:
oiiiiii espero que goste
Explicação:
- O teatro é uma manifestação artística que faz parte da história da humanidade. Esta arte surgiu no século VI a.C., na Grécia, como resultado das festas dionisíacas que eram realizadas em homenagem ao deus Dionísio, deus do vinho, do teatro e da fertilidade.
- O teatro é uma manifestação artística que faz parte da história da humanidade. Esta arte surgiu no século VI a.C., na Grécia, como resultado das festas dionisíacas que eram realizadas em homenagem ao deus Dionísio, deus do vinho, do teatro e da fertilidade.lugar ou edifício destinado à apresentação de obras dramáticas, óperas ou outros espetáculos públicos.
- Dioniso
- O teatro era utilizado pelos jesuítas para instruir religiosamente os índios e colonos. ... No século XIX o teatro brasileiro começa a se configurar e um grande marco foi a representação da tragédia Antônio José ou O Poeta e a Inquisição de Gonçalves Magalhães em 13 de março de 1838
- O uso da máscara como elemento cênico surgiu no teatro grego, por volta do século V a.C. O símbolo do teatro é uma alusão aos dois principais gêneros da época: a tragédia e a comédia. ... Durante um espetáculo, os atores trocavam de máscara inúmeras vezes, cada uma delas representava uma emoção ou um estado do personagem.
- Comédia:A Comédia é um dos gêneros teatrais escrito geralmente em versos, que tem início na Grécia Antiga. Trata-se de um gênero crítico burlesco e humorado que satiriza diversos aspectos da sociedade desde os costumes, hábitos, moral, figuras nobres, instituições políticas, dentre outros.
- Drama: drama é relativa dentro do universo teatral, podendo significar tanto o gênero quanto o próprio conflito da ação cênica, sendo utilizada para indicar ações conflitantes numa obra teatral ou na literatura.
- Farsa: farsa é um gênero dramático cômico que se utiliza de personagens caricatos e excêntricos, além de mostrar situações exageradas. Na farsa não existe a preocupação com discussão de valores ou perturbação das relações sociais mesmo quando inspira-se em situações do cotidiano.
- falas das personagens. Verbos como dizer, falar, perguntar, entre outros, servem para que as falas das personagens sejam introduzidas e elas ganhem vida, como em uma peça teatral. ... Discurso Indireto: O narrador conta a história e reproduz fala, e reações das personagens.
- Ação
- AçãoAparte
- AçãoAparteAto
- AçãoAparteAtoBatidas
- AçãoAparteAtoBatidasCena ,Espetácul
1- R: O teatro teve sua origem no século VI a.C., na Grécia Antiga, devido a Téspis, um homem que em uma das festas dionisíacas resolveu transformar-se em Dionísio dialogando com o coro, o que originou a atuação, mais especificamente o teatro.
Mas, acredita-se que na Idade da Pedra as pessoas já faziam suas atuações na imitação de animais, por exemplo.
2- R: Lugar ou edifício destinado à apresentação de obras dramáticas, óperas ou outros espetáculos públicos; o ofício ou a arte teatral.
3- R: Dionísio, pois o teatro surgiu em uma das festas em sua homenagem.
4- R: O teatro era utilizado pelos jesuítas para instruir religiosamente os índios e colonos.
No século XIX o teatro brasileiro começa a se configurar e um grande marco foi a representação da tragédia Antônio José ou O Poeta e a Inquisição de Gonçalves Magalhães em 13 de março de 1838.
5- R: O uso da máscara como elemento cênico surgiu no teatro grego, por volta do século V a.C. O símbolo do teatro é uma alusão aos dois principais gêneros da época: a tragédia e a comédia. No Japão do século XIV, através do teatro Noh, máscaras eram utilizadas como recurso cênico, dramatúrgico e estético.
6- R: Tragédia: É uma forma de drama que se caracteriza pela sua seriedade e dignidade, pondo frequentemente em causa os deuses, o destino ou a sociedade. Suas origens são obscuras, mas é, certamente, derivada da rica poética e tradição religiosa da Grécia Antiga.
Comédia: É um dos gêneros teatrais escrito geralmente em versos, que tem início na Grécia Antiga. Trata-se de um gênero crítico burlesco e humorado que satiriza diversos aspectos da sociedade desde os costumes, hábitos, moral, figuras nobres, instituições políticas, dentre outros.
Mímica: A mímica, enquanto gênero teatral, pode ser Literal, quando o intérprete narra enredos, relata eventos, elabora contextos ou gera atmosferas concretas por meio de movimentos e do gestual apropriado; ou abstrata, quando o profissional enfoca situações nada racionais, baseando suas expressões em símbolos e recursos.
7- R: No teatro direto o ator está presente na cena de maneira fisicamente visível, a sua comunicação com o público ocorre de maneira direta, sem que exista um intermediário nessa comunicação.
No teatro indireto, também chamado de teatro de formas animadas, os atores se comunicam com o público por meio de um objeto inanimado, que ganha vida por meio da intervenção de um ou mais atores; ou seja, existe uma interferência entre personagem/ator e espectador.
8- R: Teatro, palco, bastidores, camarim, cenário, cortina, espaço cênico, proscênio, público, Hall ou Foyer, iluminação, figurino, equipe dramática, ator, cenógrafo, diretor, dramaturgo, elenco, figurante, figurinista, iluminador, ponto e produtor.
9- R: Coloca aí sua criatividade no desenho.
10- R: Se divirta nessa tarefa.