Respostas
Resposta:
As folhas possuem ampla variação em sua função e forma, refletindo diretamente o seu importante papel no processo de adaptação das plantas. As folhas geralmente apresentam as seguintes partes: pecíolo, nervura central e limbo.
A lâmina foliar, como também é conhecida o limbo, representa a parte da folha responsável pelo processo fotossintético. Na verdade, a folha como um todo representa o principal órgão fotossintético das plantas. É uma região expandida geralmente de coloração esverdeada.
Explicação:A folha desempenha basicamente duas funções importantíssimas para a vida das plantas: fotossíntese e transpiração.Para que seja entendido como a folha realiza essas funções, vamos conhecer os estômatos.Os estômatos são estruturas existentes na epiderme das folhas, constituídas de duas células especiais, as células-guardas. Entre essas duas células, existe uma abertura que comunica o interior da folha com o ambiente externo. Essa abertura é chamada ostíolo. Através dos ostíolos, as folhas fazem as trocas gasosas entre a planta e o meio externo.
O controle de abertura e fechamento dos ostíolos é feito pelas células-guardas. Quando se enchem de água, elas empurram a parede oposta ao ostíolo para as laterais e abrem o orifício. Quando falta água, elas murcham e fecham o ostíolo.
Espero ter ajudado e explicado..
As angiospermas produzem raiz, caule, folha, flor, semente e fruto. ... As flores podem ser vistosas tanto pelo colorido quanto pela forma; muitas vezes também exalam odor agradável e produzem um líquido açucarado - o néctar - que serve de alimento para as abelhas e outros animais.