ATIVIDADE 1 – Leia o texto e faça o que se pede.
O ÚLTIMO PEDAÇO DE FRANGO Estava ouvindo a leitura das crônicas que pedira aos meus alunos cujo tema era a culinária mineira Então meu aluno Nirton contou
Certo dia só havia sobrado um pedaço de frango com quiabo que minha mãe havia feito no almoço Meu irmão e eu estávamos brincando na rua quando escureceu e o estômago roncou Para provocá-lo eu gritei quando ele estava lá no alto do barranco soltando papagaio Ô Nelson só tem um pedaço de frango pro jantar E comecei a correr Nelson então começou a recolher sua pipa e eu zunei pro morro acima sabendo o quão rápido era meu irmão Cheguei afobado na panela e coloquei desajeitadamente no meu prato o último pedaço de frango A baba estava tanta que a asinha voou e foi aterrissar longe no chão Nisso, ele fez uma pausa a meu pedido então perguntei à turma Como será que acabou a história Célio deu o desfecho mais inesperado que provocou gargalhadas diante de tanta maldade Ele jogou de volta na panela e deixou para o irmão comer Mas o final foi bem diferente Conta o Nirton Meu irmão chegou muito rápido mas quem foi mais rápida foi a Faísca minha cachorra Ela pegou no chão o último pedaço do frango e embarafustou pelo mato adentro Nem para mim nem pra ele concluiu meu aluno pesaroso
Fonte: PEREIRA, Ilma. Risos e sustos: crônicas divertidas de sala de aula. Belo Horizonte: Editora Machado, 2019.
01 – Veja que o texto lido não possui pontuação. Pontue-o adequadamente.
02 – Indique nas linhas abaixo a pontuação utilizada por você no texto e indique motivo de seu uso.
Respostas
Resposta:
Estava ouvindo a leitura das crônicas que pedira aos meus alunos cujo tema era a culinária mineira Então meu aluno Nirton contou:
-Certo dia só havia sobrado um pedaço de frango com quiabo que minha mãe havia feito no almoço. Meu irmão e eu estávamos brincando na rua quando escureceu e o estômago roncou; Para provocá- -lo eu gritei quando ele estava lá no alto do barranco soltando papagaio"Ô Nelson só tem um pedaço de frango pro jantar."E comecei a correr. Nelson então começou a recolher sua pipa e eu zunei pro morro acima sabendo o quão rápido era meu irmão. Cheguei afobado na panela e coloquei desajeitadamente no meu prato o último pedaço de frango. A baba estava tanta que a asinha voou e foi aterrissar longe no chão.
Nisso, ele fez uma pausa a meu pedido então perguntei à turma,"Como será que acabou a história." Célio deu o desfecho mais inesperado que provocou gargalhadas diante de tanta maldade ."Ele jogou de volta na panela e deixou para o irmão comer." Mas o final foi bem diferente" Conta o Nirton "Meu irmão chegou muito rápido, mas quem foi mais rápida foi a Faísca minha cachorra. Ela pegou no chão o último pedaço do frango e embarafustou pelo mato adentro. Nem para mim nem pra ele" concluiu meu aluno pesaroso.
Explicação:
Resposta:
01)
O ÚLTIMO PEDAÇO DE FRANGO
Estava ouvindo a leitura das crônicas, que pedira aos meus alunos, cujo tema era a culinária mineira. Então meu aluno Nirton contou:
__Certo dia, só havia sobrado um pedaço de frango com quiabo que minha mãe havia feito no almoço. Meu irmão e eu estávamos brincando na rua, quando escureceu e o estômago roncou. Para provocá-lo eu gritei quando ele estava lá no alto do barranco soltando papagaio:
__ Ô Nelson, só tem um pedaço de frango pro jantar! E comecei a correr. Nelson então começou a recolher sua pipa e eu zunei pro morro acima sabendo o quão rápido era meu irmão. Cheguei afobado na panela e coloquei desajeitadamente, no meu prato, o último pedaço de frango. A baba estava tanta que a asinha voou e foi aterrissar longe no chão. Nisso, ele fez uma pausa a meu pedido, então perguntei à turma:
__Como será que acabou a história Célio? Célio deu o desfecho mais inesperado que provocou gargalhadas diante de tanta maldade:
__Ele jogou de volta na panela e deixou para o irmão comer.
__Mas o final foi bem diferente! Conta o Nirton:
__Meu irmão chegou muito rápido, mas, quem foi mais rápida foi a Faísca, minha cachorra. Ela pegou no chão o último pedaço do frango e embarafustou pelo mato adentro!
02)
A vírgula indica a pausa na leitura, isola o aposto, separa o vocativo, as palavras e locuções. O ponto de exclamação da ênfase à uma declaração.O ponto final indica o final de uma frase ou de orações. O ponto de interrogação indica uma pergunta. Os dois-pontos anuncia a fala dos personagens. O travessão indica o início de uma frase.
Explicação:
Estás são as respostas corretas!
Espero ter ajudado. Bons estudos!