a) Quando o Brasil era um império formado por províncias e governado por um imperador, ainda não havia a divisão política do território, principalmente nas áreas que correspondem atualmente às UFs de SP, RJ e BA. b) Ao longo do tempo, alguns dos tratados ou acordos nos quais se estabeleceram os limites territoriais do Brasil, foram feitos mediante pagamentos de indenizações. c) Os limites da maior parte dos estados do interior do Brasil foram resultantes da incorporação de terras de países com os quais o nosso país estabelece regiões de fronteiras. d) Os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina foram os que tiveram seus limites definidos mais recentemente em relação aos demais estados. e) Foi após a Proclamação da República do Brasil que suas “províncias” foram denominadas “estados”. Verdadeiro ou falso.Se alguem poder me ajudar
Respostas
Resposta:verdaeira.
Explicação:SIM NOS TEMPOS ANTIGOS
a) FALSO - Quando o Brasil era um império formado por províncias e governado por um imperador, ainda não havia a divisão política do território, principalmente nas áreas que correspondem atualmente às UFs de SP, RJ e BA.
As províncias foram instituídas após a transformação das capitanias em províncias ultramarinas, criadas no Reino do Brasil e herdadas pelo Império. Em 1823, o território do Império do Brasil compreendia as Províncias do Pará, Rio Negro, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe d'el Rey, Bahia, Espirito Santo, Rio de Janeiro, S. Paulo, Santa Catharina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, as Ilhas de Fernando de Noronha, Trindade e outras adjacentes, e por federação o Estado Cisplatino.
b) VERDADEIRO - Ao longo do tempo, alguns dos tratados ou acordos nos quais se estabeleceram os limites territoriais do Brasil, foram feitos mediante pagamentos de indenizações.
c) FALSO - Os limites da maior parte dos estados do interior do Brasil foram resultantes da incorporação de terras de países com os quais o nosso país estabelece regiões de fronteiras.
Os limites da maior parte dos estados à oeste do Tratado de Tordesilhas, foram resultantes da incorporação de terras de países com os quais o nosso país estabelece regiões de fronteiras. Todos os países da América do Sul fazem fronteira com o Brasil, com exceção do Chile e do Equador
d) VERDADEITO - Os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina foram os que tiveram seus limites definidos mais recentemente em relação aos demais estados.
e) VERDADEIRO - Foi após a Proclamação da República do Brasil que suas “províncias” foram denominadas “estados”.
Bons estudos!