• Matéria: História
  • Autor: sandrareginadejesus2
  • Perguntado 5 anos atrás

comente um pouco sobre os índios na visão romântica do século XIX​

Respostas

respondido por: eduardabrito33
2

Resposta:

A representação do Índio no romantismo indianista possuiu algumas características marcantes que serviram para caracterizar esse período literário.

Enquanto na Europa os heróis nacionais eram os cavaleiros medievais, no Brasil, como não houve idade média, os índios eram os heróis. O índio no romantismo era sempre descrito como um forte guerreiro. José de Alencar foi um dos principais autores indianistas e suas obras servem como um bom exemplo de como os autores desse período enxergavam os índios.

No romance “O Guarani”, de José de Alencar, o índio Peri é descrito como um bom selvagem, corajoso, um forte guerreiro e um líder. Em outro romance, do mesmo autor, a índia Iracema é descrita nas seguintes palavras: “Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira. O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado.”

Esse período serviu para influenciar a visão que a sociedade possuía dos indígenas e também se criou um misticismo em torno deles. Nesse período, pós-independência, também se buscava criar uma cultura propriamente brasileira e deixar de lado a cultura colonial portuguesa.

Explicação:

pega esse texto como base


sandrareginadejesus2: Obrigada
sandrareginadejesus2: ❤️
eduardabrito33: nada❤
Perguntas similares