• Matéria: Geografia
  • Autor: IsabellaMethodus
  • Perguntado 6 anos atrás

explique o funcionamento de um ciclograma e como podemos concluir que eles se refere a ao hesmiferio norte ou sul

Respostas

respondido por: Weverton8398
1

Explicação:

As estações do ano apresentam características particulares e definidas. Diferenciam-se em cada hemisfério em virtude da inclinação do eixo da Terra e de seus movimentos de rotação e de translação. Veja abaixo as principais características das estações do ano nos Hemisférios Norte e Sul.

→ Estações do ano no Hemisfério Norte

Verão: representa a estação do ano que sucede a primavera e antecede o outono. É caracterizado por altas temperaturas e dias mais longos do que as noites. Essa estação costuma apresentar altos índices pluviométricos. No Hemisfério Norte, inicia-se, geralmente, por volta do dia 21 de junho e termina por volta de 23 de setembro. O verão no Hemisfério Norte é chamado de verão boreal.

Outono: representa a estação do ano que sucede o verão e antecede o inverno. É o período do ano no qual as temperaturas começam a cair, exceto nas regiões que se localizam próximas ao Equador. Nessa estação, as folhas das árvores apresentam tonalidades amareladas e caem, indicando a mudança de uma estação para outra. O outono é considerado, portanto, um período de transição. No Hemisfério Norte, inicia-se, normalmente, no dia 23 de setembro e termina por volta do dia 21 de dezembro. É chamado de outono boreal.

Inverno: representa a estação do ano que sucede o outono e antecede a primavera. É caracterizado por apresentar as menores temperaturas do ano. Nessa época, é comum a migração de espécies de animais para regiões em que as temperaturas estão mais elevadas. Em diversas localidades, ocorrem geadas e nevascas nessa estação. Caracteriza-se também por noites mais longas do que os dias em virtude da menor incidência de raios solares na região em que esteja vigente. No Hemisfério Norte, é conhecido como inverno boreal. Inicia-se por volta do dia 21 de dezembro e termina por volta do dia 20 de março.

Primavera: representa a estação do ano que sucede o inverno e antecede o verão. Caracteriza-se por temperaturas mais amenas e agradáveis, visto que os índices pluviométricos começam a aumentar. Nessa estação, os dias começam a alongar-se, e a noite a encurtar-se. Caracteriza-se também pelo reflorescimento da flora terrestre. No Hemisfério Norte, é conhecida como primavera boreal. Inicia-se por volta do dia 20 de março e termina por volta do dia 21 de junho.

Mapa Mental: Estações do Ano

*Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

→ Estações do ano no Hemisfério Sul

Verão: caracteriza-se por apresentar temperaturas mais elevadas e altos índices pluviométricos. Nessa estação do ano, os dias costumam ser mais longos do que as noites. No Hemisfério Sul, é conhecido como verão austral. Tem início por volta do dia 21 de dezembro e término por volta do dia 20 de março.

Outono: caracteriza-se pela gradual queda das temperaturas, exceto nas regiões próximas à linha do Equador. Uma das principais características dessa estação é a queda das folhas das árvores, que apresentam tons amarelados. Essa estação representa mudança, período de transição entre duas estações com características muito distintas. No Hemisfério Sul, é conhecido como outono austral. Inicia-se por volta do dia 20 de março, terminando por volta do dia 21 de junho.

Inverno: caracteriza-se pelas temperaturas baixas e, em algumas localidades, pela ocorrência de geadas e nevascas. Ao longo dessa estação, é comum ocorrer a migração de diversas espécias de animais para áreas com temperaturas mais altas. Os dias são mais curtos e as noites mais longas, visto que há menor incidência de raios solares na região em questão. No Hemisfério Sul, é conhecido como inverno austral. Inicia-se por volta do dia 21 de junho, com término por volta do dia 21 de setembro.

Primavera: caracteriza-se por apresentar temperaturas mais amenas e agradáveis. Nessa estação do ano, aumentam-se gradualmente os índices pluviométricos. Os dias passam a alongar-se, ao passo que as noites tornam-se mais curtas. A principal característica dessa estação é o reflorescimento da flora terrestre. No Hemisfério Sul, é conhecida como primavera austral. Inicia-se por volta do dia 22 de setembro, com término por volta do dia 21 de dezembro.

As estações do ano ocorrem em virtude do movimento de translação da Terra, que faz com que a incidência solar seja diferente nos hemisférios.

Por que existem as estações do ano?

As estações do ano ocorrem em decorrência da inclinação da Terra em relação ao Sol. O movimento de rotação (giro em torno de seu próprio eixo) do planeta possibilita a existência do dia e da noite. A Terra também realiza o movimento de translação (giro em torno do Sol) e, em virtude da sua inclinação em relação ao seu plano orbital, a incidência solar é diferente nos hemisférios. A translação é, portanto, o movimento responsável pela existência das estações do ano, visto que estas são definidas pela posição do hemisfério em relação ao Sol. Por isso, as estações não ocorrem, ao longo do ano, de maneira igual nos dois hemisférios.

Perguntas similares