O conto tem foco narrativo em terceira pessoa onisciente, mantendo, até o final, o ponto de vista do protagonista. Leia as afirmações:
I- A escolha do ponto de vista não é importante para o efeito de surpresa no desenlace, como pretendeu o autor
II- Se o foco narrativo fosse em primeira pessoa, com narração do protagonista, o efeito de surpresa seria mantido, mas o último parágrafo precisaria ser modificado.
III- Se houvesse também o ponto de vista de Cláudia, a surpresa do desenlace seria menor, pois o leitor conheceria os planos dessa personagem.
IV- A inclusão o ponto de vista de Jorge Antar só não alteraria a surpresa do desenlace se o narrador escondesse os planos dessa personagem.
V- Doralice Neves é única personagem que poderia narrar o caso, sem necessidade de grandes alterações para a manutenção do desenlace surpreendente.
Assinale a alternativa correta
A
Todas as afirmações estão corretas.
B
Apenas as afirmações II, III, IV e V estão corretas.
C
Apenas as afirmações I, IV e V estão corretas.
D
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
E
Apenas a afirmação I está correta.
Respostas
Resposta:
Alternativa B
Explicação:
A afirmação I é incorreta, pois a escolha de um ponto de vista limitado permite que o narrador relate apenas os detalhes que possam ser conhecidos pela personagem. A percepção de que essa primeira afirmação é incorreta orienta a avaliação de duas das outras afirmações: (III) o ponto de vista de Cláudia revelaria seus pensamentos e sua intenção de encontrar-se com o namorado, diminuindo a surpresa do desenlace; assim também, o ponto de vista do noivo, Jorge Antar (IV), poderia ser utilizado na narração desde que se ocultasse o plano do encontro com Cláudia no período da viagem. Quanto ao foco narrativo em primeira pessoa, seria possível manter a surpresa do desenlace, devido à limitação do ponto de vista característica desse foco, mas se o narrador fosse o protagonista (II), seria necessário alterar o último parágrafo, pois a personagem não poderia narrar a própria morte; já a narração feita por Doralice (V) teria as mesmas vantagens do foco em terceira pessoa para a manutenção da surpresa final, pois ela seria apenas uma narradora testemunha, distanciada dos acontecimentos.
(plurall TC online)
Resposta:
alternativa B
Explicação:
confia q é sucesso