Alguém me ajuda por favor preciso de um texto com introdução e conclusão com no máximo 30 linhas falando sobre pandemia, covid e etc.
preciso entregar até o meio dia
Respostas
Resposta:
Durante a Idade Média, a peste negra foi uma doença extremamente contagiosa e letal que se espalhou pelos territórios europeu e asiático, vitimando cerca de um terço da população dessas regiões. Na época, pouco se sabia sobre o processo de transmissão e cuidados com enfermidades, de modo que os contaminados ficavam entregues à própria sorte. Contemporaneamente, o mundo enfrenta uma nova pandemia que, embora possua taxa de mortalidade bem menor, tem níveis de infecção extremamente elevados: a COVID-19, causada pelo novo coronavírus. Essa moléstia foi detectada pela primeira vez na China, espalhou-se pelo mundo e assola, atualmente, o Brasil, onde a irresponsabilidade da população e a negligência do governo ameaçam a saúde coletiva.
Em primeira análise, é importante ressaltar que a população não tem tomado medidas adequadas de contenção da epidemia. Tais práticas incluem a higienizar constantemente as mãos, proteger o rosto quando se espirra e, principalmente, evitar aglomerações de pessoas, com o objetivo de reduzir a velocidade de difusão do vírus. Dentro dessa perspectiva, é possível afirmar que os brasileiros não agem em conformidade com o cuidado de si, conceito desenvolvido pelo filósofo Michel Foucault que diz respeito a um conjunto de ações e conhecimentos necessários para a prevenção pessoal e cuidados com a saúde, uma vez que deixam de lado os gestos mais básicos para impedir o avanço do coronavírus.
Além disso, o governo também tem sido extremamente irresponsável no enfrentamento dessa ameaça. Embora diversos médicos e cientistas tenham sido claros nas orientações para reduzir atividades coletivas, o próprio presidente do país minimizou os riscos da crise e chegou, até mesmo, a incentivar e participar de uma manifestação – mesmo estando sob suspeita de estar com COVID-19. Assim, cria-se uma situação em que há fragilidade institucional e afrouxamento das normas, descrita pelo sociólogo Émile Durkheim como anomia, ou seja, falta de regulamentação social que se aproxima perigosamente do caos. Portanto, medidas urgentes devem ser tomadas para que tanto a população, quanto o poder público assumam suas responsabilidades diante da crise sanitária que o Brasil enfrenta. Para isso, a mídia, principal difusor de informações no país, deve cumprir seu papel educativo e orientar as pessoas com relação à prevenção da doença, especialmente com relação a evitar aglomerações, por meio de entrevistas com profissionais da saúde e reportagens, a fim de minimizar a expansão da pandemia. Ademais, todas as esferas governamentais devem cumprir seu papel institucional, tomando medidas de contenção de eventos e ampliando o atendimento em saúde, pois o número de casos já exige aumento dos leitos disponíveis, com o objetivo de proteger a população. Somente assim será possível não repetir o grande desastre que foi a peste negra e conter o novo vírus que assola a nação
Explicação:
espero ter ajudado