Com base na leitura da carta, redija outra carta, no caderno, descrevendo momentos emque você presenciou ou foi vítima de violações de direitos.
Respostas
Para descrever momentos em que você presenciou ou foi vítima de violações de direitos, considere tanto os direitos fundamentais quanto quaisquer outros presentes na Constituição e outra leis, até mesmo a do Código de Defesa do Consumidor. Violações ao direito de liberdade de expressão, de ir e vir, de saúde, educação e segurança, etc.
Um exemplo de violações de direitos que normalmente acontece é no ramo do comércio, quando você deseja comprar um produto por unidade, por exemplo, mas só vende o pacote fechado com várias unidades. Outro exemplo comum é quando o vendedor não oferece garantia ou não respeita o direito de arrependimento, que é de até 7 dias.
Se você comprar e se arrepender, tem direito a devolver o produto, desde que não tenha o consumido ou feito nenhum mal uso do meso.
O direito ao trabalho, assim como o direito à moradia, à saúde e à educação exigem, como contraparte, um dever de alguém.
Este alguém é o Estado, quando se trata de políticas públicas.
Assim, o Estado, segundo a Constituição Federal vigente, tem o dever de fornecer tais acessos à população, independentemente do quanto o Estado esteja quebrado economicamente. É o caso, por exemplo, do Sistema Único de Saúde, que sofre há décadas em sua logística e em seu dever de fornecer saúde à população.
Portanto, toda vez que o SUS não atende às necessidades da população, o que ocorre é uma violação de direitos. Ainda assim, cabe a pergunta se o SUS não é um projeto insustentável e impossível de ser colocado na prática, dado o tamanho do país.
Ainda no Brasil, segundo a Constituição Federal promulgada em 1988, a liberdade religiosa é direito do cidadão brasileiro.
Laicismo é a aversão a Deus e à religião. Neste sentido, o laicismo é distinto da laicidade, posto que um Estado laico é, como definido pelo próprio Jesus Cristo, a separação das esferas de "César" e de "Deus".
Reprimir posições religiosas e políticas na sociedade com base na ideia de que se fere o princípio da laicidade do Estado é um reducionismo insuficiente. A militância, assim, contra a religião de alguém, é ferir o que é disposto na Constituição Federal.
Fechar as igrejas, segregar as pessoas de fé, perseguir os católicos, como ocorreu no México no final dos anos 1920, não é apenas ignorar a cidadania de milhões de pessoas, mas é desrespeitar a própria noção de laicidade. Em suma, é confundir o papel do Estado laico (não tomar partido entre as diversas posições religiosas) e misturar as duas esferas que a laicidade veio exatamente separar.
Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/28673985