• Matéria: Filosofia
  • Autor: rassisaraujo7
  • Perguntado 6 anos atrás

Com base na leitura da carta, redija outra carta, no caderno, descrevendo momentos emque você presenciou ou foi vítima de violações de direitos. ​

Respostas

respondido por: makmorales
131

Para descrever momentos em que você presenciou ou foi vítima de violações de direitos, considere tanto os direitos fundamentais quanto quaisquer outros presentes na Constituição e outra leis, até mesmo a do Código de Defesa do Consumidor. Violações ao direito de liberdade de expressão, de ir e vir, de saúde, educação e segurança, etc.

Um exemplo de violações de direitos que normalmente acontece é no ramo do comércio, quando você deseja comprar um produto por unidade, por exemplo, mas só vende o pacote fechado com várias unidades. Outro exemplo comum é quando o vendedor não oferece garantia ou não respeita o direito de arrependimento, que é de até 7 dias.

Se você comprar e se arrepender, tem direito a devolver o produto, desde que não tenha o consumido ou feito nenhum mal uso do meso.


Amandha179: brigada senpai
Zoe102: Mas como eu faço isso se nunca nenhum direito meu foi violado
Zoe102: ??
Zoe102: E nunca prenseciei nada do tipo?
respondido por: AnthonioJorge
0

O direito ao trabalho, assim como o direito à moradia, à saúde e à educação exigem, como contraparte, um dever de alguém.

Este alguém é o Estado, quando se trata de políticas públicas.

Assim, o Estado, segundo a Constituição Federal vigente, tem o dever de fornecer tais acessos à população, independentemente do quanto o Estado esteja quebrado economicamente. É o caso, por exemplo, do Sistema Único de Saúde, que sofre há décadas em sua logística e em seu dever de fornecer saúde à população.

Portanto, toda vez que o SUS não atende às necessidades da população, o que ocorre é uma violação de direitos. Ainda assim, cabe a pergunta se o SUS não é um projeto insustentável e impossível de ser colocado na prática, dado o tamanho do país.

Ainda no Brasil, segundo a Constituição Federal promulgada em 1988, a liberdade religiosa é direito do cidadão brasileiro.

Laicismo é a aversão a Deus e à religião. Neste sentido, o laicismo é distinto da laicidade, posto que um Estado laico é, como definido pelo próprio Jesus Cristo, a separação das esferas de "César" e de "Deus".

Reprimir posições religiosas e políticas na sociedade com base na ideia de que se fere o princípio da laicidade do Estado é um reducionismo insuficiente.  A militância, assim, contra a religião de alguém, é ferir o que é disposto na Constituição Federal.

Fechar as igrejas, segregar as pessoas de fé, perseguir os católicos, como ocorreu no México no final dos anos 1920, não é apenas ignorar a cidadania de milhões de pessoas, mas é desrespeitar a própria noção de laicidade. Em suma, é confundir o papel do Estado laico (não tomar partido entre as diversas posições religiosas) e misturar as duas esferas que a laicidade veio exatamente separar.

Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/28673985

Anexos:
Perguntas similares