• Matéria: Biologia
  • Autor: mariedudapachecu2000
  • Perguntado 6 anos atrás

Relacione os efeitos que podem ser causados ao longo de uma cadeia alimentar se houver alterações na quantidade de machos e fêmeas, ou seja, passando a existir apenas fêmeas de peixes no rio. Suponha que a cadeia alimentar seja composta por: Algas -> Peixes -> Ser humano

Respostas

respondido por: marinasouza00
1

Como a introdução e a extinção de espécies afetam a cadeia alimentar

As cadeias alimentares mostram as relações de alimentação existentes em um determinado ecossistema. Quando uma nova espécie é acrescentada a esse local, essa pode causar desequilíbrios no ambiente. Caso não encontre alimento disponível naquela região, poderá rapidamente morrer e ser eliminada. Caso encontre-o, pode desencadear a competição com outro ser vivo, o que é prejudicial para o equilíbrio do ecossistema.

Essa nova espécie introduzida pode também não ter predadores naturais e multiplicar-se de maneira excessiva, caso o ambiente seja favorável, o que pode levar à redução drástica de suas presas. Verificamos, portanto, que a introdução de uma nova espécie pode afetar negativamente as relações de alimentação naquele local.

Outra situação conhecida é a extinção de uma espécie. Imaginemos, por exemplo, uma cadeia alimentar simples que envolve uma planta, um roedor, uma serpente e um gavião. Caso a serpente seja eliminada do ambiente, o gavião ficará sem alimento. Em contrapartida, o roedor pode multiplicar-se de maneira excessiva, devido à falta de predadores, o que poderá causar a diminuição de plantas no local. Com o tempo, a redução do número de plantas também impactará o roedor, que ficará sem alimento. Podemos perceber, portanto, que cada ser vivo éessencial para o equilíbrio do ecossistema.

ESPERO TER AJUDADO :)


mariedudapachecu2000: obrigadoooo
marinasouza00: dnd
Perguntas similares