Respostas
Resposta:
Atualmente acredita-se que a mitologia grega é apenas um conjunto de crenças fantasiosas e sobrenaturais, porém, foi ela que proporcionou o surgimento da democracia, da filosofia e do pensamento racional.
Isso ocorreu porque a mitologia já carregava uma racionalidade intrínseca, além do conjunto de ideias que formaram a base das sociedades democráticas. Por isso a Grécia foi o berço da democracia e deu origem aos primeiros filósofos.
A mitologia registrada nas obras da antiguidade era a tradição oral de séculos de histórias contadas pelos gregos em forma de cantos e poemas.
Os poemas de Homero, que são a transcrição das lendas e histórias do povo grego nas obras Ilíada e Odisséia, já possuíam um pensamento lógico-causal.
Na Obra Teogonia, do poeta Hesíodo, encontramos a árvore genealógica dos deuses gregos desde os primeiros deuses até o apogeu e comando final de Zeus. Expressas mitologicamente em termos de procriação e consanguinidade, as ideias de dedução e associação permeiam todo o texto do poeta.
Através dos mitos, os gregos já estavam habituados à relação de causa e efeito que permitiu o surgimento do pensamento puramente racional (que tornou-se a base da filosofia).
O surgimento da escrita e o registro da tradição oral (os mitos e as lendas) criaram uma literatura rica e sofisticada que permitiu o desenvolvimento intelectual dos povos gregos. O próprio ato de registrar os mitos já exigia uma ordenação e uma sequência lógica da narrativa.
As investigações dos primeiros filósofos eram o questionamento dessas associações, como por exemplo, se os raios eram gerados por Zeus ou teriam outra origem. Assim, as relações de causa e efeito da mitologia foram as provocações iniciais da filosofia.
Explicação:
Espero ter ajudado!!!
Att,bons estudos!!!
Resposta:Tales, Anaxímenes e Anaximandro.
Explicação:
Espero ter ajudado