Questão 5- O átomo de alumínio tem configuração eletrônica K=2 L= 8 M= 3; o de oxigênio, K=2 L=6.
Quais são as configurações dos íons formados? Qual é a fórmula do composto resultante?
Respostas
Resposta:
Al³⁺ e O²⁻ e o composto resultante é o Al₂O₃ (óxido de alumínio)
Explicação:
O alumínio precisa "perder"/doar três elétrons para atingir o estado de menor energia, enquanto o oxigênio precisa receber 2 elétrons para atingir a estabilidade com 8 elétrons na camada de valência. Sendo assim, os íons se ligam em proporções de números inteiros até que todos os átomos tenham doado e recebido a quantidade correta de cargas negativas
Resposta:
De acordo com o enunciado, o átomo de alumínio tem três elétrons na camada de valência. Assim, para atingir a configuração do gás nobre neônio (Ne), elemento mais estável, o átomo de alumínio doa os seus 3 elétrons da camada de valência, transformando-se no cátion Aℓ3+.
Aℓ3+: 1s2 2s2 2p6
Já o átomo de oxigênio, precisa ganhar dois elétrons para atingir a configuração eletrônica do neônio, transformando-se no ânion O2-.
O2-: 1s2 2s2 2p6
A ligação química entre alumínio e oxigênio é do tipo iônica, que é o tipo de ligação que ocorre pela atração eletrostática entre íons de cargas oposta. Assim, a fórmula esperada do composto é Aℓ2O3, uma vez que, o número de elétrons doados deve ser igual ao número de elétrons recebidos. Repare que dois átomos de alumínio doam 6 elétrons, os quais são recebidos por 3 átomos de oxigênio, formando, assim, um composto neutro e estável.
Explicação: