qual nome da menor particula existente????????????????????????
Respostas
Resposta:
Entre as partículas que têm alguma massa, a menor é o neutrino.
Resposta:
Olá!!!
O átomo é a menor partícula do elemento químico existente, não podendo ser dividido, mantendo sua característica e estrutura.
explicação;
Tudo que vemos é formado por moléculas, ou seja, grupos de átomos presos uns aos outros por ação de forças eletrostáticas. A princípio, considerava-se que esses átomos eram a menor coisa já descoberta e que não podiam ser divididos, mas há cerca de 100 anos físicos descobriram que o trabalho não estava completo; viu-se que apesar das moléculas serem a menor unidade de um composto químico e átomos serem a menor unidade de qualquer elemento, esses átomos não eram a menor unidade de matéria. Eles são, na verdade, formados por objetos ainda menores: têm núcleos compostos de prótons (partículas com carga positiva) e nêutrons (partículas sem carga), e ao redor desse núcleo flutuam elétrons (partículas com carga negativa).
Em meados de 1960, novamente com auxílio dos aceleradores, físicos descobriram que era possível aumentar o zoom, e que os familiares prótons e nêutrons eram formados por objetos ainda menores, os quarks, dos quais hoje sabe-se que existem seis tipos: up (u), down (d), charm (c), strange (s), top (t) e bottom (b).
Quarks e léptons formam o conjunto das partículas elementares, aquelas que compõem toda a matéria do universo. Juntos, são os blocos de construção da realidade, sendo que up (u) e down (d) são os tipos de quarks que encontramos dentro dos prótons e nêutrons e, quando se juntam com elétrons (e), formam os átomos. As demais partículas foram vistas somente dentro dos aceleradores e não existem livremente no universo, mas sabe-se, por exemplo, que o quark strange (s) esteve presente no Big Bang.
mas estudos como estes ainda exigem muitas explicações,e o número miúsculo ainda forma o átomo,então este é mais aceitado.
espero ter te ajudado!!!:)
Entre as partículas que têm alguma massa, a menor é o neutrino. “Ele pode ter 4 x 10-33 grama,”, diz o físico Cláudio Furukawa, da USP