HISTÓRIA DA PROVÍNCIA DE SANTA CRUZ “Esta planta é mui tenra e não muito alta, não tem ramos senão umas fôlhas que serão seis ou sete palmos de comprido. A fruita se chama banana. Parecem-se na feição com pepinos e criam-se em cachos. [...] Esta fruita é mui saborosa, e das boas, que há na terra: tem uma pele como de figo (ainda que mais dura) a qual lhe lançam fora quando a querem comer: mas faz dano à saúde e causa fevre a quem se demanda dela.” No texto, observam-se marcas de linguagem:
A) arcaica.
B) informal.
C) jornalística.
D) regional.
E) técnica.
Respostas
No texto, observam-se marcas de linguagem:
A) arcaica
Explicação:
A linguagem arcaica é formada por termos que estão em desuso, que eram usados em épocas antigas, mas não costumam circular mais entre as pessoas na época atual.
É o caso dos termos "mui" (muito), "fôlhas" (folhas), "fruita" (fruta), "fevre" (febre).
As outras linguagens:
Linguagem informal é formada por expressões coloquiais, como gírias, abreviações, reduções, marcas de oralidade, etc. É a linguagem usada em contextos informais de comunicação, como conversas.
Linguagem regional é a que caracteriza o modo de fala em determinada região do país. São os chamados dialetos ou sotaques.
Linguagem técnica é formada por termos técnicos. Está associada a determinadas profissões ou áreas específicas do conhecimento humano.
Linguagem jornalística é marcada pela objetividade, clareza e impessoalidade. É a linguagem usada em notícias e reportagens.
Leia mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/39303943