• Matéria: História
  • Autor: emillayne158
  • Perguntado 5 anos atrás

realidade dos judeus nos campos de concentração e de extermínio

Respostas

respondido por: NatieleChartanovicz
2

Resposta:

Olá!!!

Os campos de concentração nazistas foram construções desenvolvidas durante a Alemanha nazista que extremamente conhecidas por aprisionar e promover o extermínio de judeus durante a Segunda Guerra Mundial. Nos campos próprios para a execução de judeus (campos de extermínio), os judeus eram executados em câmaras de gás.

Nos campos de concentração, os prisioneiros (na grande maioria, judeus) foram sujeitos a todo tipo de maus-tratos e violência que se pode imaginar. Os prisioneiros eram colocados a uma carga de trabalho exaustiva e em tarefas que, em sua maioria, eram manuais.

Além disso, havia execuções sumárias por motivos banais, prisioneiros torturados até a morte, pessoas que morriam em decorrência de doenças contraídas pelas péssimas condições e, claro, aqueles que eram executados nas câmaras de gás.

As condições de higiene eram as piores possíveis. Nas aparências, o campo de concentração possuía certa organização imposta pelos nazistas, mas nos detalhes viam-se toda a sujeira e os maus-tratos dispensados aos judeus. Em outubro, os judeus recebiam roupas de inverno e podiam permanecer com elas até abril. Depois as peças de frio eram tomadas independentemente se ainda estivesse frio ou não.

Os judeus recebiam uma peça de roupa íntima e um par de meias. Muitas peças eram produzidas de talitot, o manto sagrado usado pelos judeus nas orações. Isso era feito propositalmente como forma de zombar dos judeus. Além disso, era função dos prisioneiros realizar o conserto da própria roupa, pois os alemães não repunham as peças danificadas.

Os alojamentos, em geral, eram abarrotados de pessoas e, para dormir, eram disponibilizados cobertores sujos, muitos estragados e incapazes de proteger do frio. Nas camas (beliches), Primo Levi fala que havia percevejos e pulgas aos montes. Somente os piolhos eram tratados da maneira adequada para evitar a propagação de doenças.

Os prisioneiros acabavam sendo vítimas de todo tipo de doenças, maus-tratos, pouca higiene e má alimentação. Na questão da alimentação, Primo Levi narra que na massa de pão era encontrada até serragem de madeira, tamanha a má qualidade dos alimentos. Eram distribuídas também pequenas doses de margarina e uma sopa na janta. A água não era potável.

No banho, os judeus recebiam um sabonete de má qualidade, que não atendia as necessidades de limpeza. Após o banho, eram obrigados a se dirigir aos seus alojamentos totalmente nus e independentemente da temperatura que estivesse fazendo. No caso de uma sessão de limpeza de piolhos, os judeus passavam a noite inteira sem roupas e recebiam-nas desinfectadas e ainda molhadas no outro dia.

espero ter te ajudado!!:)

Perguntas similares