Respostas
Ginástica laboral preparatória
Como o próprio nome diz, a ginástica preparatória aquece os músculos que serão utilizados durante toda a jornada de trabalho, despertando os colaboradores para que se sintam mais dispostos.
Por meio de exercícios de coordenação, flexibilidade e resistência, a ginástica preparatória ativa fisiologicamente o corpo do colaborador, que fica mais concentrado e disposto para o trabalho. Esse tipo de ginástica tem duração média de 10 a 20 minutos.
Ginástica laboral compensatória
Não é incomum que os colaboradores sintam dores musculares porque se esforçaram de maneira inadequada. A ginástica laboral compensatória atua para evitar esse desconforto durante o expediente.
Com exercícios de postura, alongamento e respiração, essa ginástica alivia eventual tensão muscular e pode ser feita no meio do dia para interromper a monotonia da rotina diária. O objetivo é compensar as tarefas repetitivas e a má postura.
Ginástica laboral de relaxamento
A ginástica laboral de relaxamento deve ser feita ao final do expediente, quando estiver faltando de 10 a 20 minutos para o seu encerramento. Ela tem o objetivo de minimizar o ritmo de trabalho, contribuindo para a redução do estresse e alívio das tensões.
Para isso, podem ser feitos exercícios de respiração, massagem e meditação. A ginástica laboral de relaxamento pode favorecer os relacionamentos e amenizar até mesmo desentendimentos de trabalho e familiares.
Ginástica laboral corretiva
Em algumas situações de trabalho, pode haver circunstâncias ergonômicas que não favoreçam o colaborador, o que eventualmente acaba ocasionando consequências negativas para o corpo.
Para combater essas situações, a ginástica laboral corretiva procura encontrar o equilíbrio muscular, utilizando exercícios que têm a função de fortalecer os músculos fracos e alongar os músculos encurtados. O objetivo é distensionar o músculo, e isso pode ser feito todos os dias, durante 10 minutos.
Após a rotina de exercícios, os colaboradores vão se sentir mais bem-dispostos quando chegarem em casa. Também ficarão mais felizes, pois qualquer atividade física produz a serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar e leveza.
Exercícios de ginástica laboral
Confira, abaixo, alguns exercícios simples que você mesmo pode implementar na rotina da sua empresa:
Alongamento dos braços
Com os pés afastados, paralelos aos ombros, dobre um pouco os joelhos e coloque os braços à sua frente. Ponha a mão esquerda em frente à direita e faça uma pressão alongando os músculos do antebraço. Ainda nessa posição, coloque os braços para trás, entrelace os dedos e os estique.
Elevação de membros inferiores
Fique nas pontas dos pés. Permaneça assim por aproximadamente 15 segundos e volte para a posição inicial. Repita o movimento 5 vezes.
Elevação de membros superiores
De pé, entrelace os dedos e levante os braços, esticando toda a região da coluna. Mantenha a posição por 20 segundos e volte para a posição normal. Repita 5 vezes.
Rotação de tronco
Com os pés afastados e os joelhos levemente dobrados, faça devagar a rotação do tronco para a direita e para a esquerda, em movimentos contínuos. Conte 10 repetições para cada lado e descanse.
Alongamento do pescoço
Relaxe o corpo. Com os membros inferiores juntos e os membros superiores ao longo do corpo, faça a rotação da cabeça para a esquerda e depois para a direita. Repita 4 vezes. Finalizado esse movimento, olhe para frente, incline o pescoço para a direita, fique na posição por 5 segundos e repita para o outro lado.