SEMANA 2: Com base no texto e nos conhecimentos sobre juventude e sociedade contemporânea, explique com suas próprias palavras por que o Estatuto da Juventude é importante para que possamos pensar em Juventudes, no plural, e não Juventude no singular. Retomar a Semana 1 deste PET poderá te auxiliar. *
Respostas
Resposta:
Na sociedade moderna, embora haja variação dos limites de idade, a juventude é compreendida como um tempo de construção de identidades e de definição de projetos de futuro. Por isto mesmo, de maneira geral, a juventude é a fase da vida mais marcada por ambivalências. Ser jovem é viver uma contraditória convivência entre a subordinação à família e à sociedade. E, ao mesmo tempo, grandes expectativas de emancipação.
Explicação:
O Estatuto da Juventude tem como princípio garantir os direitos dos diversos tipos de juventude existentes em nosso país. Ele permite a valorização desses, bem como garante a participação social dos jovens na gama política e nas decisões que ocorrem no país. Além de promover o bem estar social e a promoção da criatividade e do desenvolvimento, o Estatuto da Juventude promove a inserção dos jovens na formulação e na avaliação das políticas públicas destinados a eles.