Leia o trecho a seguir:
“[...] não se devem educar as crianças segundo o presente estado da espécie humana, mas segundo um estado melhor, possível no futuro, isto é, segundo a ideia da humanidade e da sua inteira destinação. Este princípio é da máxima importância. De modo geral, os pais educam seus filhos para o mundo presente, ainda que seja corrupto. Ao contrário, deveriam dar-lhes uma educação melhor, para que possa acontecer um estado melhor no futuro”.
KANT, I. Sobre a pedagogia. 3. ed. Piracicaba: Unimep, 2002. p. 101.
De modo geral, Kant deposita na educação a esperança de uma humanidade mais justa, livre e autônoma. Isso coloca a profissão do educador e a noção de formação em um grau de responsabilidade bastante elevado.
Ainda sobre as preocupações educacionais de Kant, é possível afirmar que:
a condição de menoridade e maioridade independem da idade real, sendo a primeira a condição daqueles que buscam refletir, criticar e responder por si.
a humanidade deve passar da menoridade para a maioridade a partir do esclarecimento racional. Processo que ocorre quando questionamos as respostas, valores e concepções alheias.
a maioridade é a uma condição que se atinge a partir dos 18 anos, ou seja, quando nos tornamos legalmente responsáveis por nossas ações.
o educador deve se responsabilizar pela formação dos educandos para que desempenhem bem suas tarefas durante o horário escolar.
a humanidade já alcançou seu ponto máximo de esclarecimento e não necessita mais da razão. Afirmação evidente diante do desenvolvimento tecnológico global.
Respostas
respondido por:
6
Resposta:a humanidade deve passar da menoridade para a maioridade a partir do esclarecimento racional. Processo que ocorre quando questionamos as respostas, valores e concepções alheias.
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás