"Assistiram o filme no cinema." O verbo “assistir”, empregado em linguagem coloquial, está em desacordo com a norma gramatical. Reescreva o período de acordo com a norma.
Respostas
Resposta:
"Assistiram ao filme no cinema."
Explicação:
O VERBO ASSISTIR, dependendo do contexto em que é usado, tem PREDICAÇÕES diferentes. Logo, assume sentidos e regências verbais também distintas.
VEJA:
1. No sentido de presenciar, ver, ASSISTIR é VERBO TRANSITIVO INDIRETO (VTI), regendo (exigindo) a preposição "a": Assistir ao filme, à aula, ao espetáculo, à peça de teatro, etc. Logo, esse verbo pede um complemento COM preposição = OBJETO INDIRETO;
2. No sentido de caber, pertencer, ASSISTIR também é VERBO TRANSITIVO INDIRETO (VTI), regendo (exigindo) a preposição "a": Assiste ao povo o direito de ter educação de qualidade; Assiste ao Técnico da Seleção o direito de escolher os melhores; Não me assiste o direito de julgá-lo (O "me" = "a mim" = objeto indireto). Como no sentido nº 1, nesse caso, verbo assistir também pede um complemento COM preposição = OBJETO INDIRETO;
3. No sentido de dar assistência, ajudar, auxiliar, socorrer, ASSISTIR é VERBO TRANSITIVO DIRETO (VTD), pois seu complemento a ele se liga SEM preposição (= OBJETO DIRETO). Exemplos: Muitas pessoas assistiram os desabrigados pelas enchentes; O médico assistiu o paciente com muito empenho; A equipe de resgate assistiu os acidentados com presteza.
4. No sentido de morar, residir, ASSISTIR é VERBO INTRANSITIVO - VI, não exigindo complemento verbal por ter sentido completo. Exemplos: O paulistano assiste na Capital Bandeirante; O famoso ator de cinema assiste em Nova Iorque.