• Matéria: Biologia
  • Autor: jessicamariaaraujo27
  • Perguntado 6 anos atrás

O que acontece com os tecidos após a sua fabricação? ​


4547500770: não consegui responder tudo, então aqui vai a parte 2

Respostas

respondido por: 4547500770
1

Antes de descobrir como os tecidos são produzidos, que tal conhecer um pouco de sua História? Os nossos ancestrais começaram a proteger seus corpos com a pele de animais há milhares e milhares de anos e, devido à própria composição dos panos fabricados por eles, existem poucos exemplos que tenham sobrevivido à passagem do tempo. Portanto, é difícil precisar quando a produção têxtil começou de fato.

Os fragmentos mais antigos de que se tem notícia são de 6,5 mil a.C., e eles foram descobertos na Anatólia — que corresponde à Turquia. No entanto, os arqueólogos encontraram no Oriente Médio placas de argila do ano 8 mil a.C. que mostram o processo de fabricação de tecido, sem falar que em 18 mil a.C. nossos antepassados já usavam agulhas feitas de ossos para costurar suas roupas.

A produção de seda teve início na China por volta do ano 2,8 mil a.C., e, como você sabe, a manufatura desse material deu origem ao surgimento de rotas de comércio e parcerias mundo afora. Já a fabricação de algodão e lã começou a se tornar popular por volta do século 1, e foi nessa época que os teares foram se tornando mais modernos e as primeiras rodas de fiar foram criadas.

Foi só durante a Revolução Industrial — entre os séculos 18 e 19 — que os tecidos deixaram de ser fabricados artesanalmente e passaram a ser produzidos em massa por meio de máquinas. A primeira fibra têxtil sintética, hoje conhecida como rayon, surgiu na França no finalzinho do século 19, e não demorou até que o nylon e o poliéster também fossem desenvolvidos.

Diversidade de fibras

Os materiais que normalmente são usados na produção de tecidos podem ser obtidos a partir de fibras vegetais, animais e sintéticas, que são fabricadas artificialmente. O algodão, por exemplo, é proveniente de uma planta e, depois de ser colhido — quase sempre por máquinas colheitadeiras —, passa por uma série de rolos que removem todas as sementinhas, folhas e impurezas, separando o material em fardos.

Outro tecido obtido a partir de uma planta é o linho. Antes de ser processado, ele deve ser colhido à mão, esticado para que as sementes sejam removidas e “penteado” para separar as fibras antes de elas se transformarem em panos. Já a lã natural, como você sabe, é obtida a partir das ovelhas e, após a tosquia, o material é lavado e cardado — através de máquinas ou manualmente — antes de ser convertido em fios.

Perguntas similares