URRGENTEEEE!!Um dos movimentos modernos representa uma geometrização de formas e planos que se misturam e se contrapõem. Cite qual é esse movimento e um artista que o representa.
Respostas
Resposta:
Cubismo, Pablo Picasso
Resposta:
Expressionismo
cena de rua em berlim
Cena de rua em Berlim (1913-15), de Ernst Kirchner, expoente do expressionismo alemão
Esse movimento artístico está entre os primeiros representantes das vanguardas históricas e talvez, o primeiro a focar em aspectos subjetivos.
A corrente acontece em contraposição ao movimento impressionista, que se ocupava mais dos efeitos das luzes e cores.
Já no expressionismo, a principal característica é a representação dos sentimentos e das emoções, procurando expressar as angústias e o universo psicológico da sociedade no início do século XX.
Fauvismo
a dança matisse
A dança (1909), de Henri Matisse, é um belo exemplo de pintura fauvista
As principais características do movimento fauvista são o uso das cores puras e a simplificação das formas.
Os artistas criavam figuras apenas sugerindo as formas, sem representá-las de maneira realista e usavam as tintas sem misturá-las e criar degradês.
Essa corrente levou o nome de "fauvista" depois de uma exposição realizada em Paris, em 1905. Os pintores foram chamados pela crítica de fauves, que em português quer dizer "feras". Tal denominação veio por conta do uso intenso e arbitrário das cores.
Veja também: Fauvismo
Cubismo
cubismo
À esquerda, Viaduto de Estaque (1928), de Georges Braque; à direita Les Demoiselles d'Avignon, de Pablo Picasso
O cubismo pode ser considerado o primeiro movimento artístico a se caracterizar pela incorporação do imaginário urbano industrial em suas obras.
Caracterizava-se, especialmente, pela geometrização das formas, modeladas basicamente por cubos e cilindros.
Os cubistas também procuravam retratar os objetos e pessoas em todos os seus ângulos, como se esses estivem "abertos". Dessa forma, abandonam a noção de perspectiva e terceira dimensão, tão buscada pelos pintores do renascimento.
Abstracionismo
batalha kandinsky
Batalha (1910), de Kandinsky, é um marco da arte abstrata
Na arte abstrata, o que se destaca é a ausência de relação direta entre as formas retratadas com as formas realistas de um ser ou objeto.
Aqui, os artistas exploram as cores, formas, linhas, texturas, contrastes e outros elementos não pictóricos.
Pode-se considerar o artista russo Wassily Kandinsky um dos precursores da pintura moderna abstrata.
Veja também: Abstracionismo
Futurismo
futurismo
Carga dos Lanceiros (1915), de Umberto Boccioni
O futurismo nas artes plásticas foi um desdobramento de tendências na literatura do início do século XX e teve bastante influência do Manifesto Futurista (1909), criado pelo escritor Filippo Tommaso Marinetti.
Caracterizava-se pela valorização do industrialismo, da aceleração e da tecnologia, que superavam a velocidade do movimento natural. Tal movimento relaciona-se com a revolução industrial que estava em curso.
Veja também: Futurismo
Surrealismo e Dadaísmo
a persistência da memória
Persistência da Memória (1931), de Salvador Dalí
Essas vanguardas surgiram como reação ao racionalismo e materialismo da sociedade ocidental e também como crítica à Primeira Guerra Mundial (1914-1918).
No caso do Dadaísmo, a escolha do nome foi feita através da abertura aleatória de um dicionário e a palavra que surgiu foi dadá, que em francês significa "cavalo" em linguagem infantil. A palavra pouco importava, pois em um mundo tomado pelo irracionalismo da guerra, a arte também "perdia o sentido".
A partir dessa linha artística, surgiu o Surrealismo, idealizado pelo escritor André Breton (1896-1966). Essa forma de arte valorizava a fantasia, a loucura, o universo onírico e o impulso dos artistas, dando vazão às manifestações do inconsciente humano.
Concretismo
calder concretismo
Móbile Pavão (1941), do americano Alexander Calder
O Concretismo foi um movimento de vanguarda que visava a criação de uma nova linguagem por meio de figuras geométricas. Os artistas dessa corrente buscavam causar no público sensações de movimento ao olhar para as obras.