O pesquisador alemão Jorn Rüsen (1992a, p. 28-29) explica a aprendizagem da história como sendo um processo de mudança estrutural na consciência histórica, que opera como um modo específico de orientação em situações reais da vida presente. Essa orientação só é possível mediante a compreensão das experiências passadas, mas não significa permanecer no passado. A compreensão do passado deve “iluminar” a realidade e os movimentos de mudança do presente. Os movimentos e mudanças do presente também sofrem as influências das expectativas de futuro, que por sua vez são balizadas e sinalizadas pelas mudanças e permanências da vida prática diária, dotando o presente de uma marca e matriz temporal. As ideias do autor Jorn Rüsen, reproduzidas acima, propõem uma reflexão destacando que é possível observar a mudança estrutural da consciência histórica. Essa mudança acontece de que maneira? Escolha uma das opções apresentadas a seguir para responder à questão levantada, no enunciado.
A - Analisando as ocorrências que primam pelas atrocidades humanas.
B - Encaminhando o ensino a partir daquilo que é significativo para sua vida em sociedade.
C - Observando o desenvolvimento de suas competências narrativas: as competências da experiência, de interpretação e de orientação. (CORRETA)
D - Pensando historicamente em contribuir para o aprimoramento de sua consciência histórica.
E - Possibilitando entender que o ensino de história deve considerar o aluno como sujeito da própria história.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
C - Observando o desenvolvimento de suas competências narrativas: as competências da experiência, de interpretação e de orientação.
respondido por:
0
A mudança estrutural da consciência histórica se faz presente a partir do momento em que reconhece-se a experiência reflexiva, a partir de melhores interpretações e orientações (Alternativa C).
Aspectos da Consciência Histórica
A consciência histórica representa um traço muito importante a ser desenvolvido no processo educativo, envolvendo as disciplinas de História.
Este traço exige uma maior capacidade interpretativa, assim como uma boa orientação, as quais possam fundamentar as competências narrativas, gerando o entendimento aprofundado sobre os fatos históricos.
Mais sobre consciência histórica: brainly.com.br/tarefa/19411764
#SPJ2
Anexos:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás