• Matéria: Pedagogia
  • Autor: DaianeRomano
  • Perguntado 5 anos atrás

Judite é uma Secretária Municipal de Educação que possui grande espírito empreendedor e costuma ter muitas iniciativas para que o sistema de ensino municipal consiga atender seus objetivos com eficiência. Resolveu também na área financeira criar seus próprios registros, estabelecendo um mecanismo de prestação de contas único, nunca antes utilizado pelos dirigentes municipais de educação. Assinale a alternativa que apresenta, de forma correta, uma interpretação a respeito da atitude de Judite em relação à prestação de contas dos recursos financeiros educacionais do sistema de ensino que dirige: a) Judite, como gestora do sistema de ensino municipal e principal responsável executiva no município pelas contas com a educação, pode organizar-se como melhor lhe convier para a sua prestação de contas. b) O empreendedorismo e a iniciativa são atitudes desejáveis para os dirigentes educacionais em todas as áreas, o que isenta Judite de se apegar a normas jurídicas e contábeis para prestar conta dos recursos recebidos. c) Desde que faça seu trabalho de prestação de contas de forma idônea e moralmente correta, disponibilizando para a população a relação de suas despesas, Judite pode construir seus formulários e canais a serem utilizados. d) Judite não pode criar normativas e formatos próprios para realizar a sua prestação de contas, pois fere o princípio da legalidade da administração pública, devendo adotar os procedimentos já existentes para essa finalidade. e) Dentro do espectro da gestão democrática, os gestores públicos têm total autonomia de realizarem suas ações da forma como melhor entenderem, por isso, Judite está com a razão ao estabelecer seus métodos.

Respostas

respondido por: marileiat
20

Resposta:

d)

Judite não pode criar normativas e formatos próprios para realizar a sua prestação de contas, pois fere o princípio da legalidade da administração pública, devendo adotar os procedimentos já existentes para essa finalidade.

Explicação:

resposta correta

respondido por: ostrowski1
11

Resposta:

d)  Judite não pode criar normativas e formatos próprios para realizar a sua prestação de contas, pois fere o princípio da legalidade da administração pública, devendo adotar os procedimentos já existentes para essa finalidade.

Explicação:

RESPOSTA CORRETA

Para realizar a prestação de contas dos recursos recebidos pelo sistema municipal de ensino, Judite, que aqui representa o Executivo Municipal (Prefeito), deve valer-se do sistema informatizado existente e das normativas voltadas para essa ação. Essa conduta garante que o princípio da legalidade seja observado pela gestora. Da mesma forma, na prestação de contas, ao seguir o formato já pré-estabelecido em lei, devem ser atendidos também os princípios da moralidade, da eficiência, da publicidade e da impessoalidade, evitando, assim, inconsistências e disfunções como improbidade ou corrupção neste processo.

Perguntas similares