• Matéria: História
  • Autor: emilycaroldemoura201
  • Perguntado 6 anos atrás

Quaias as diferenças entre "golpe militar" e "golpe cívil-militar"?​

Respostas

respondido por: kedsonhiago01
5

Explicação:

Revolução: Uma revolução acontece quando há mudança de regime, mas de forma mais radical, com alterações da ordem política e social. Como exemplos, temos a revolução francesa em que houve a substituição do rei e mudou-se a monarquia pela república. Na revolução russa houve a substituição da monarquia dos czares pelo regime socialista. No Brasil, os militares dizem que fizeram uma revolução, porque acabaram com os partidos políticos em 1965, cassaram políticos que eles entendiam não representar os interesses do povo.

Golpe: Acontece quando há mudança por meio de força e se coloca no poder um governante que assume sem promover mudanças sociais profundas. Na América Latina, aconteceram inúmeros golpes, como no caso brasileiro, onde militares tiraram do poder um presidente legalmente eleito e colocaram no lugar outro governante, sem alterações sociais substanciais. No Brasil, tecnicamente houve um golpe de Estado.

Revolução - A diferença básica de uma revolução ou de um golpe militar está no senso comum de que revolução é quando se tem apoio popular, enquanto que um golpe é praticado por um grupo que atua distante dos interesses da nação, defendendo posições da elite dominante. Normalmente uma revolução acontece com a tomada de poder para a implantação de medidas associadas ao avanço social, para a maioria esmagadora da população, sobretudo dos mais fracos. Não se faz revolução conservadora. No máximo, se faz uma contra-revolução. Os militares brasileiros trazem a crença de que tiveram apoio popular no processo de 1964 ou até que praticaram uma contra-revolução, já que eles acreditavam que havia uma revolução comunista em marcha.

Perguntas similares