• Matéria: História
  • Autor: kevyllenlayanne
  • Perguntado 5 anos atrás

mecione duas razões comuns a esses dois acontecimentos históricos: o suicídio de Vargas e a renúncia de Jânio quadros ​

Respostas

respondido por: universodeedu77
16

Resposta:

O suicídio de Getúlio Vargas foi um ato político. Suicidando-se, ele evitou que golpistas, representando interesses reacionários e antinacionais, chegassem ao poder.

Jânio Quadros tinha o objetivo de criar um clima de comoção nacional de tal modo que os ministros militares, o Congresso e a população pedissem para que ele ficasse. Seu objetivo era negociar sua permanência na presidência da República com poderes excepcionais. A população, frustrada com as medidas econômicas rígidas e com os decretos moralistas de Quadros, não reagiu como o Presidente esperava. Como falho pediu renuncia.

Explicação:


universodeedu77: esta respondida
universodeedu77: qualquer duvida comenta
kevyllenlayanne: muito obrigada
respondido por: thiiagomoura
1

Jânio Quadros foi presidente do Brasil de 1961-1963. Ele serviu por apenas 36 dias antes de renunciar. Apesar de não ter servido por muito tempo, ele causou um grande impacto na sociedade e no governo brasileiro durante sua curta permanência no cargo.

Como o suicídio de Vargas se relaciona com a renúncia de Jânio Quadros?

  • Vargas suicidou-se por temer os inimigos políticos de que prejudicassem à sua família caso chegassem ao poder;
  • Jânio Quadros renunciou porque estava sendo pressionado por militares e políticos conservadores e sentia que não teria tempo para concluir seus projetos.

O suicídio de Vargas em 1971 também é significativo porque muitas vezes é comparado com a renúncia de Jânio Quadros em 1963, pois ambos conduziram seu país a um período de instabilidade por serem responsáveis pelo golpe militar ocorrido.

Entenda mais sobre como o suicídio de Varga se relaciona com a renúncia de Jânio Quadros em: https://brainly.com.br/tarefa/33287187

Anexos:
Perguntas similares