• Matéria: História
  • Autor: mariarayssa881
  • Perguntado 5 anos atrás

O que tornou possivel a criação do Tribunato da plebe e a implantação das leis Canuleia, Licínia, Ogúlnia e Hortênsia?​

Respostas

respondido por: MarHott
25

Resposta:Lei Licínia Sêxtia, em latim Lex Licinia Sextia, no plural Leges Liciniae Sextiae, foi uma lei, promulgada pelo Senado Romano, que obrigava que, a cada ano, um dos dois cônsules romanos fosse um plebeu. Lex Ogulnia (Lei Ogúlnia) possibilitou aos plebeus o ingresso nos colégios sacerdotais.

Explicação:


MarHott: Lei Licínia Sêxtia, em latim Lex Licinia Sextia, no plural Leges Liciniae Sextiae, foi uma lei, promulgada pelo Senado Romano, que obrigava que, a cada ano, um dos dois cônsules romanos fosse um plebeu.
MarHott: Lex Canuleia (Lei Canuleia) é a lei, entre os romanos, que passou a permitir o casamento entre plebeus e patrícios. Seu principal objetivo era o de fortalecer a classe patrícia, pois essa lei só funcionava se um patrício em decadência se casasse com uma plebeia em ascensão econômica. Deram origem a uma nova classe social: os Nobilitas
MarHott: Lex Ogulnia (Lei Ogúlnia) possibilitou aos plebeus o ingresso nos colégios sacerdotais.
MarHott: A Lex Hortensia (em português Lei Hortênsia) foi uma lei promulgada na República Romana em 287 a.C., que determinou que todas as resoluções aprovadas pelos plebeus na assembleia popular (o plebiscito) adquirissem força de lei e, portanto, aplicassem para todos os cidadãos sem requerer a aprovação do senado romano.
MarHott: Esta mudança poderia parecer revolucionária, mas na verdade os patrícios continuavam envolvidos. Normalmente eles rascunhavam as leis e solicitavam a aprovação do senado antes que ocorresse o plebiscito.
mariarayssa881: obrigado:)
viviapereira18: valeu
respondido por: Guimasf
2

As Revoltas Plebéias (494 a.c. - 287 a.c.) exigindo representação política tornaram possível a mudança política que ocorreu em Roma. Os plebeus também exigiram a elaboração de leis escritas para garantir as mudanças.

Criação do Tribunato da Plebe

Foi criado em 494 a.c. e era uma magistratura formada por plebeus. Tinha o poder de vetar qualquer lei que ferisse os interesses dos plebeus. Os plebeus também passaram a ter direito às terras conquistadas por Roma.

Leis que foram estabelecidas em Roma:

  • Leis Canuleia (455 a.c.)  - Liberou o casamento entre plebeus e patrícios, possibilitando a ascensão social e ampliação da participação política dos plebeus.
  • Lei da Licínia - Proibiu a escravidão por dívidas e garantiu a participação dos plebeus em outras magistraturas.
  • Lei Hortênsia - Determinava que as leis estabelecidas pelos plebeus eram válidas não somente a eles, mas a todo o povo romano.
  • Lei Ogúlnia - Permitiu aos plebeus o ingresso nos colégios sacerdotais.

Leia sobre outros povos da antiguidade: https://brainly.com.br/tarefa/53291178

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares