“Alfabetizar para a geografia significa possibilitar ao aluno que ele possa ler o espaço geográfico e, portanto, entendê-lo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NADAL, B. G. (Orgs.). Práticas pedagógicas nos anos iniciais: concepção e ação. [S. l.]: Editora UEPG, [s. d.]. p.133.
Trabalhar com imagens (fotografias, slides, cartões postais etc.) é uma atividade interessante, mas que requer um planejamento cuidadoso, com objetivos claros e muitas pesquisas. Quais atividades são significativas para o aluno ler o espaço geográfico?
De acordo com os conhecimentos adquiridos no decorrer da disciplina através do livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Mostrar aos alunos paisagens rurais e urbanas para que eles as diferenciem.
II. ( ) Mostrar aos alunos as paisagens rurais e urbanas e relacionar com a política, economia e cultura.
III. ( ) Mostrar aos alunos imagens do sertão, do cerrado e da floresta, para que percebam as discrepâncias.
IV. ( ) Mostrar aos alunos imagens do sertão, do cerrado e da floresta e investigar a dinâmica social que as constrói/destrói.
Agora, marque a sequência correta:
A) V – F – V – V
B) V – F – V – F
C) F – V – V – V
D) F – V – F – V
E) F – F – V – V
Respostas
respondido por:
4
Resposta:FVFV
Explicação:
realconsultorias:
LETRA D
respondido por:
3
Resposta:
D
F – V – F – V
Explicação:
As afirmativas II e IV estão corretas, pois trabalhar com imagens (fotografias, slides, cartões postais etc.) é uma atividade interessante, mas que requer um planejamento cuidadoso, com objetivos claros e muitas pesquisas. É pouco produtivo, por exemplo, mostrar aos alunos paisagens rurais e urbanas para que eles as diferenciem, ou imagens do sertão, do cerrado e da floresta, para que percebam as discrepâncias. Isso não é o estudo do espaço geográfico, não os ajuda a ler o espaço. Porém, colocar essas as paisagens em relações políticas, econômicas e culturais, investigar a dinâmica social que as constrói/destrói é, sim, um belo encaminhamento metodológico. (p. 144 e 145).
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás