A dificuldade de comunicação é a grande barreira para os surdos. Atividades simples do dia a dia, como ir a uma consulta médica, ir ao shopping, fazer compras, ir ao banco e ir à escola, entre outras atividades corriqueiras, podem ser um grande desafio. Isso se deve ao fato de que a maioria das pessoas desconhece a Libras. A presença de surdos, por exemplo, numa sala de aula com alunos majoritariamente ouvintes, inicialmente se trata de um fator de conflito para a comunicação e adaptação, devido à presença de uma cultura diferente e desconhecida para a maioria. Nesse cenário, o que você faria como professor para mediar a relação da maioria dos alunos ouvintes com um aluno surdo, visto que a relação aluno–aluno faz parte do processo de aprendizagem? Comente. Escreva sua resposta no campo abaixo:
Respostas
Resposta:
Se fosse Professor,iria ensinar todos os alunos Libras
Explicação:
Todos aprendendo libras,seria mais fácil todos compreenderem o aluno surdo e o aluno surdo compreender os alunos ouvintes;fazendo assim os alunos terem +conhecimento tanto da matéria ensinada quanto uma nova linguagem e um sentimento de ser aceito por todos.
A relação entre alunos ouvintes com um aluno surdo pode ser construída por meio do uso da Linguagem de Sinais, ao se entender a importância da relação aluno–aluno no processo de aprendizagem.
Relação entre alunos ouvintes e surdos
A segregação por muito tempo vivida pelos alunos ditos especiais, se reflete hoje em dia na herança de preconceito e estranhamento quando se divide a sala de aula com aqueles providos de necessidades diferenciadas.
No caso em estudo, a melhor solução seria se ensinar libras aos demais estudantes, e eles então poderiam se comunicar de forma autônoma com o aluno surdo, fazendo atividades e interagindo continuamente.
Não só o aluno surdo seria integrado, mas o demais seriam beneficiados pelo bilinguismo.
Mais sobre libras e alunos surdos: https://brainly.com.br/tarefa/10829429