Ao fazer a leitura da tirinha do Piteco, podemos estabelecer relações com o mundo do trabalho e lazer. Assinale a alternativa que melhor define a relação do lazer e o mundo do trabalho na sociedade capitalista: a. O esforço de Piteco demonstra que o lazer é um fenômeno contemporâneo, afinal, não há uma distinção entre a vida como um todo e o lazer no primeiro momento da tirinha. É somente nas sociedades modernas, com o trabalho assalariado, que o lazer toma significações próprias.
b. O “mito da caverna” demonstra que a caverna seria o mundo vulnerável onde vivemos, impossível de distinguir a realidade da ilusão. O quadrinho mostra que, com o passar do tempo, o homem descobriu uma nova forma de ignorância da realidade, para a perplexidade de Piteco.
c. Podemos entender que os homens da caverna na tirinha estavam estabelecendo suas visões de mundo a partir da concepção idealista, pois o pensamento estava ancorado em crenças e abstrações sem compromisso em demonstrar a existência concreta das suas imaginações e crenças. Portanto, a sociedade capitalista produz o mito da caverna nas práticas de lazer sempre alienantes e desumanizadoras.
d. Na tirinha, Piteco deixa claro sua pretensão de tirar aqueles homens da caverna, ou seja, do seu momento de lazer. O lazer na sociedade capitalista tem a função de aliviar as tensões do trabalho e alienar a população sobre as reais condições sociais. O tempo de lazer é uma concessão do sistema para que sua dinâmica exploratória seja mantida.
e. O pensamento do filósofo Platão em relação ao “mito da caverna”, onde ele demonstra a cegueira dos homens diante de um mundo de aparências, está presente na tirinha do Piteco. De acordo com a tirinha, o “mito da caverna” é representado pela televisão, símbolo de um aparelho de alienação, atividade ocupada pela classe trabalhadora não como atividade de lazer, mas sim preenchimento do ócio.
Respostas
Resposta:
E) O pensamento do filósofo Platão em relação ao “mito da caverna”, onde ele demonstra a cegueira dos homens diante de um mundo de aparências, está presente na tirinha do Piteco. De acordo com a tirinha, o “mito da caverna” é representado pela televisão, símbolo de um aparelho de alienação, atividade ocupada pela classe trabalhadora não como atividade de lazer, mas sim preenchimento do ócio.
Explicação:
Ao falar sobre o mundo sensível e o mundo inteligível, Platão descreve também sua filosofia idealista. Em outras palavras, o filósofo defende que o verdadeiro conhecimento está acima do senso comum e do que aprendemos pelos sentidos – ele está, na verdade, no mundo das ideias.
Atentar para letra do enunciado.
A alternativa que melhor define a relação do lazer e o mundo do trabalho na sociedade capitalista: e. O pensamento do filósofo Platão em relação ao “mito da caverna”, onde ele demonstra a cegueira dos homens diante de um mundo de aparências, está presente na tirinha do Piteco. De acordo com a tirinha, o “mito da caverna” é representado pela televisão, símbolo de um aparelho de alienação, atividade ocupada pela classe trabalhadora não como atividade de lazer, mas sim preenchimento do ócio.
Platão, o Mito da Caverna e a sociedade capitalista
O Mito da Caverna é uma metáfora utilizada por Platão para explicar sua Teoria das Ideias ou Formas. Platão, filósofo dualista, entendia que a realidade era percebida:
- pelos sentidos físicos, o corpo apreende o mundo sensível e ilusório.
- pela reminiscência, a alma racional "recorda" as ideias perfeitas do mundo inteligível
Assim, o mito da caverna mostra homens presos observando sombras, acreditando serem verdadeiras as imagens projetadas. É o mesmo com as imagens da TV, o que vemos não são imagens reais. O capitalismo soube aproveitar muito bem essas imagens, tornando reais as necessidades imaginárias de consumo.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre Platão e o Mito da Caverna em: brainly.com.br/tarefa/25679871
#SPJ2