• Matéria: Sociologia
  • Autor: Berenice0606
  • Perguntado 6 anos atrás

1) Sobre o conteúdo trabalho para os clássicos da sociologia, marque a alternativa INCORRETA: *
1 ponto
Marx identifica 3 elementos no processo de trabalho: a força de trabalho (potencial humano), o objeto de trabalho (aquilo que será modificado pela atividade humana) e o meio de trabalho (instrumentos). Nas sociedades capitalistas, o trabalho serve para produzir uma mercadoria com valor de troca.
Mais-valia corresponde ao mecanismo para obter o lucro; o excedente do valor obtido pela exploração do trabalho. A transformação de uma matéria prima por meio do trabalho, agrega valor ao produto. Com isso, a força de trabalho é pensada como mercadoria e o valor não é adequadamente pago ao trabalhador, mas apropriado aos donos do meio de produção.
Para Durkheim, o trabalho é primordial para a existência da solidariedade em uma comunidade, identificando um tipo de solidariedade: a mecânica.
Weber propõe uma análise do capitalismo que parte do âmbito cultural em vez do econômico, assim, a religião tem grande influência no desenvolvimento do capitalismo.

2) A respeito da conexão entre trabalho e religião presentes no livro “A ética protestante e o espírito do capitalismo”, de Max Weber, marque a alternativa INCORRETA: *
1 ponto
Weber imaginou que existiria uma relação entre valores protestantes e a gênese do capitalismo, pois havia uma presença significativa se protestantes entre os empresários nos países capitalistas industrializados. Ele chama de “espírito do capitalismo” a associação entre o trabalho e a salvação espiritual.
A mudança de valores com o surgimento do protestantismo criou a predisposição ao trabalho como modo de salvação da alma. Os seguidores deveriam desenvolver uma “vocação” para o trabalho e tomá-lo como comportamento social, como prática metódica e racional de busca pelo desenvolvimento espiritual.
Weber afirma que na ética protestante o sucesso do trabalho poderá ser um sinal divino de que a pessoa será salva.
Para os protestantes, os frutos do trabalho deveriam ser direcionados à acumulação, não ao consumo supérfluo, e isso seria um fator determinante ao desenvolvimento do capitalismo. Nesse sentido, o ócio, a preguiça e o luxo eram considerados como qualidades para os puritanos.

Respostas

respondido por: funtimeowo
24

Resposta:

só sei a reposta da 2

que no caso e a D

Explicação:

espero que ajude


tatabrunatto: 1 C
tatabrunatto: 2 D
caiquedanielpena: si
respondido por: Matheusieti
2

1 - A alternativa C é a que menos se refere ao conceito clássico de sociologia segundo as ideias Marxistas.

Segundo Marx, as relações de poder ideológico se dão a partir da organização da sociedade onde a minoria, é composta pela burguesia, ou seja, aquela que detém a maior parte do capital, e, a maioria é composta pelo proletariado, parcela da população que busca condições favoráveis de vida através do trabalho assalariado.

Por fim, segundo o sociólogo, o conceito de alienação pode ser entendido através das ideias de Karl Marx onde o indivíduo (proletário) que serve de mão de obra para a burguesia, é colocado em um estado de alienação a partir de sua dependência ao trabalho por questões econômicas e sociais.

Mais sobre este tema:

https://brainly.com.br/tarefa/13868060

2 - A alternativa D é a que melhor se refere a ética protestante segundo os conceitos de Weber.

Para Weber, as ações movidas por fins e valores, relacionavam o sentimento que estava sendo estabelecido pela cultura protestante com o desenvolvimento da economia, quebrando a imposição da igreja católica sobre os indivíduos, o colocando na posição de trabalhador para seu próprio sustento e não para o pagamento a igreja em busca da salvação.

Assim, a ética protestante do trabalho, foi um termo desenvolvido por Weber que contrasta com o atendimento religioso promovido durante a fase da ética protestante.

Mais sobre as ideias de Weber:

https://brainly.com.br/tarefa/23840279

Anexos:
Perguntas similares