O texto a seguir, de um cronista francês do século XI, descreve uma importante cidade do Império Romano do Oriente. Leia-o e responda às questões.
Que cidade esplêndida, quanta imponência, quanta formosura, quantos mosteiros em seu interior, quantos palácios erguidos pelo trabalho escarpado em suas ruas e transversais, quantas obras de arte, maravilhas a contemplar: seria enfadonho falar da abundância de todas as coisas boas; do ouro e da prata, das vestimentas de inúmeros tipos e de suas relíquias sagradas. A todo o instante os navios descarregam em seu porto, de modo que não há nada que o homem queira que para lá não seja levado.
a) Qual cidade foi descrita no texto? Em quais informações do texto você se baseou para chegar a essa conclusão?
b) Quais trechos dessa descrição revelam a cultura cristã presente na cidade?
Respostas
Resposta:
Constantinopla, pois era a principal cidade do império romano do Oriente. observasse essa imponência qnd cita as riquezas e construções da cidade e o fluxo de navios em seu Porto.
qnt mosteiros em seu interio; relíquias sagradas. São típicas da relíquia católica.
espero ter ajudado
a) A cidade descrita no texto é Constantinopla.
É possível fazer essa identificação porque Constantinopla ficou conhecida por ser uma cidade que foi capital de diversos impérios na antiguidade com o imperador Constantino I tornando a cidade como capital do império Romano em 330 d.C.
Uma das informações que leva a essa conclusão, além da importância da cidade e das descrições como 'quantos palácios, quantas obras de arte' é o próprio título do texto "a guerra santa por Constantinopla e o confronto entre o islã e o Ocidente".
b) Um trecho que indica uma cultura cristã é "quantos mosteiros em seu interior" e "das vestimentas de inúmeros tipos e de suas relíquias sagradas".
Um mosteiro é uma construção de natureza suntuosa onde existe a convivência de membros que estão inseridos dentro das ordens religiosas. Era possível encontrar nesses lugares monges e outros membros que se retiravam na vida em sociedade para viver como eremitas.
De outro lado há a citação de relíquias sagradas que são objetos associados a veneração de natureza religiosa. A religião oficial do Império Romano era o cristianismo.
Leia mais sobre o assunto em https://brainly.com.br/tarefa/17486515
Espero ter ajudado.