identifique o clima, hidrografia, relevo e a vegetação do Brasil. Dando a uns dois exemplos de estados
Respostas
Resposta
Conforme análises climáticas realizadas no território brasileiro, foi possível estabelecer seis tipos de climas diferentes, são eles:
Equatorial – Presente na Amazônia, ao norte de Mato Grosso e a oeste do Maranhão.
Tropical – Clima do Brasil central, também presente na porção oriental do Maranhão, extensa parte do território do Piauí, na porção ocidental da Bahia e de Minas Gerais, além de ser encontrado também no extremo norte do país, em Roraima.
Tropical de Altitude – Abrange principalmente os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Tropical Atlântico – Conhecido também como tropical úmido, compreende a faixa litorânea do Rio Grande do Norte ao Paraná.
Subtropical – Está presente no sul do estado de São Paulo e na maior parte do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Semiárido – Ocorre no interior do Nordeste, na região conhecida como Polígono das Secas. Corresponde a quase todo o sertão nordestino e aos vales médio e inferior do rio São Francisco.
As principais características da hidrografia brasileira são:
• Ocorrência de grande parte dos rios do tipo caudalosos, isso significa cursos com elevado volume de água e que não secam (perene), característica derivada do clima úmido. Somente no sertão nordestino ocorre, em determinadas localidades, rios temporários.
• Domínio principal de foz do tipo estuário e alguns rios com foz do tipo delta.
• Os regimes dos rios brasileiros são de predominância do tipo pluvial, isso quer dizer que os períodos de cheias e vazantes são determinados pela ocorrência de chuvas e secas, influência direta do clima na hidrografia.
• Modesta quantidade de lagos.
• Superioridade de rios que deságuam no mar, nascem no interior do país e percorrem em direção ao oceano, chamado de drenagem do tipo exorréica.
• Grande parte dos rios corre sobre planaltos e depressões, esses são os tipos de relevo que mais se destacam no Brasil, favorecendo a instalação de usinas hidrelétricas.
As três formas de relevo predominantes no Brasil são:
Planalto
Também chamados de platôs, os planaltos são terrenos elevados e planos marcados por altitude acima de 300 metros e que predominam o desgaste erosivo.
Quanto à isso, são classificados de acordo com formação geológica:
_ Planalto Sedimentar (formados por rochas sedimentares)
_ Planalto Cristalino (formados por rochas cristalinas)
_ Planalto Basáltico (formados por rochas vulcânicas)
Planície
Terrenos planos com altitudes que não ultrapassam os 100 metros, nos quais predominam o processo de acumulação de sedimentos. Assim, podem ser:
_ Planície Costeira (constituídas pela ação do mar)
_ Planície Fluvial (constituídas pela ação de um rio)
_ Planície Lacustre (constituídas pela ação de um lago)
Depressões
Formadas pelo processo de erosão, as depressões são terrenos relativamente inclinados e possuem altitudes abaixo das áreas ao seu redor (de 100 a 500 metros).
São classificadas em:
_ Depressões Absolutas (localizadas abaixo do nível do mar)
_ Depressões Relativas (encontradas acima do nível do mar)
O espaço geográfico brasileiro abrange seis tipos de cobertura vegetal: Floresta Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Pampa. Apesar de essas vegetações sofrerem com o processo de desmatamento desde o período da colonização, elas ainda recobrem uma considerável parte do território nacional.
Explicação: