• Matéria: Biologia
  • Autor: giovanasantos10022
  • Perguntado 5 anos atrás

Os cupins vivem agrupados em “ninhos”, o cupinzeiro, onde podem chegar a milhões de indivíduos que estão divididos em castas: rainha, rei, soldados e operários. Possuem divisão de trabalho e vivem em função da sobrevivência do grupo e não do indivíduo. Se alimentam da madeira, porém são incapazes de digerir a celulose, pois não produzem a enzima celulase. Para resolver esse problema, contam com o auxílio de protozoários, instalados no intestino dos insetos, que realizam essa digestão e ganham em troca parte do alimento dos insetos. Essa relação é tão íntima que inseto e protozoários não podem viver separados. Pode-se afirmar que as relações cupim-cupim e cupim-protozoário são respectivamente: *

1 ponto

a. sociedade e mutualismo.

b. sociedade e protocooperação.

c. colônia e mutualismo.

d. colônia e protocooperação.

Respostas

respondido por: LeonardoNenning
145

Resposta:

Biologia | 3ª Série | Aula 51 | 08/10/2020

1-  A ) Sociedade e mutualismo.

2- C ) Comensalismo

Explicação:

Corrigido pelo Classroom


alphalord: Parabéns, é isso aí! Os cupinzeiros são exemplos da relação ecológica chamada de sociedade, onde organismos, da mesma espécie, possuem divisão de trabalho. A relação entre os cupins e os protozoários que possuem no intestino é chamada de mutualismo, pois é obrigatória e beneficia as duas espécies.
alphalord: comensalismo, relação onde um organismo se alimenta de restos da alimentação de outra espécie, sem prejudicá-la, é a relação que melhor representa o que ocorre entre elefantes e cupins.
alphalord: certinho
Perguntas similares