Após a morte de Maomé, em 632, os islamicos dividiram-se em dois grupos que disputavam a liderança do Islã, Sunitas e Xiitas. Indique quais os preceitos seguidos por cada um desses grupos.
a)Os sunitas e os xiitas crêem que o Islâmismo deve ter sob sua liderança um representante eleito democraticamente.
b)Os sunitas acreditam que os fundamentos islâmicos devem estar preescritos unicamente para os povos árabes e os xiitas afirmam que os principios do islamismo devem ser sincretizados com outras religiões.
c)Os sunitas acreditam que a autoridade espiritual deveria ser o mais capacitado da comunidade islâmica e os xiitas defendiam que o sucessor deveria ser descendente de Maomé.
d)Os sunitas e os xiitas aguardam a reencarnação de um novo profeta que os guie a salvação.
Respostas
Resposta:
1 - C) hégira (emigração) até a cidade de Yatreb, cidade natal do profeta e o Jihad (esforço em favor de Deus), uma luta contra os não convertidos ao Islã.
2 - C) Os sunitas acreditam que a autoridade espiritual deveria ser o mais capacitado da comunidade islâmica e os xiitas defendiam que o sucessor deveria ser descendente de Maomé.
Explicação:
1 - Em viagem conhecida como hégira (emigração), essa levaria a cidade onde Maomé havia nascido, Yatreb, é marcado o inicio do calendário do Islâmico. Estabelecidos em Yatreb, Maomé promove o Jihad (esforço em favor de Deus), onde são organizados ataques as tribos vizinhas que não reconheciam o Islâmismo como religião. É a partir dessas ações que Maomé passa a controlar um governo teocratico, fazendo surgir um Estado árabe- muçulmano.
2 - Os sunitas acreditam que a autoridade espiritual pertence à comunidade islâmica como um todo, sendo o mais capacitado o eleito; os xiitas afirmam que o líder da comunidade, o imã, é quem deve centralizar o poder. Ainda hoje os muçulmanos se dividem entre sunitas (84%) e xiitas (16%).