Em 613, o profeta Maomé passou a proclamar a existência de um único deus - Alá, e denominou asua religião de Islã (submissão a Deus). Desta data em diante Maomé passa a difundir o Islâmismopela Península Arábica. Aponte os acontecimentos que formalizam o poder de um Estado árabe-muçulmano teocratico. a)A libertação dos judeus escravizados pelo profeta Moisés.
b)A criação do Estado de Israel em 1948.
c)A hégira (emigração) até a cidade de Yatreb, cidade natal do profeta e o Jihad (esforço em favor de Deus), uma luta contra os não convertidos ao Islã.
d)A disputa entre os sunitas e os xiitas pela liderança do Islã.
Respostas
É correta a alternativa C, embora a Hégira tenha ocorrido em direção a cidade de Medina (que era designada com "Yatreb" apenas em assuntos religiosos), que marcou o início de um período de disputas mais violentas dentro do Islamismo.
Depois da Hégira, Maomé dá início ao período das Jihads, ou guerras santas, unindo os seguidores de sua nova religião contra os pagãos da Península Arábica. Tendo vencido esta guerra, unifica um Estado teocrático que depois expandirá por boa parte da África do Norte, Ásia Central e chegará a ocupar a Península Ibérica, na Europa.
Resposta:
1 - C) hégira (emigração) até a cidade de Yatreb, cidade natal do profeta e o Jihad (esforço em favor de Deus), uma luta contra os não convertidos ao Islã.
2 - C) Os sunitas acreditam que a autoridade espiritual deveria ser o mais capacitado da comunidade islâmica e os xiitas defendiam que o sucessor deveria ser descendente de Maomé.
Explicação:
1 - Em viagem conhecida como hégira (emigração), essa levaria a cidade onde Maomé havia nascido, Yatreb, é marcado o inicio do calendário do Islâmico. Estabelecidos em Yatreb, Maomé promove o Jihad (esforço em favor de Deus), onde são organizados ataques as tribos vizinhas que não reconheciam o Islâmismo como religião. É a partir dessas ações que Maomé passa a controlar um governo teocratico, fazendo surgir um Estado árabe- muçulmano.
2 - Os sunitas acreditam que a autoridade espiritual pertence à comunidade islâmica como um todo, sendo o mais capacitado o eleito; os xiitas afirmam que o líder da comunidade, o imã, é quem deve centralizar o poder. Ainda hoje os muçulmanos se dividem entre sunitas (84%) e xiitas (16%).