PERGUNTA DE RECUPERAÇÃO PFV ME AJUDA
Em geral, os nossos tupinambás ficam bem admirados ao ver os franceses e os outros dos países longínquos terem tanto trabalho para buscar o seu arabotã, isto é, pau-brasil. Houve uma vez um ancião da tribo que me fez esta pergunta: “Por que vindes vós outros, mairs e perós (franceses e portugueses), buscar lenha de tão longe para vos aquecer? Não tendes madeira em vossa terra”. LÉRY, Jean de. Viagem à Terra do Brasil. In: FERNANDES, Florestan. Mudanças Sociais no Brasil. São Paulo: Difel, 1974.
O texto acima demonstra que os tupinambás:
Preocupavam-se com o conforto dos europeus.
Tinham outros interesses comerciais mais lucrativos.
Admiravam a qualidade da madeira trazida da Europa.
Estavam interessados no lucrativo comércio de pau-brasil.
Possuíam conceitos de valores distintos aos dos europeus
Respostas
Resposta:
Seria: Possuíam conceitos de valores distintos aos dos europeus
Explicação:
Bom, a cultura de ambos povos são bem diferentes, assim, seus valores comerciais também. Os povos indígenas não tinham concepção do valor comercial da madeira, visto que não havia necessidade para eles o comércio, já que tinham tudo disponível da própria natureza.
Resposta:
Alternativa A.
Na descrição de Léry, fica clara a diferença de entendimento do que seria riqueza para os europeus e para os tupinambás. Para os indígenas a madeira do pau-brasil era ligada à subsistência. Para os europeus, era um artigo de consumo, uma matéria-prima que podia ser comercializada e gerar lucros – uma das principais finalidades dos europeus nas novas terras.
DESCRITOR E DISTRATORES:
A alternativa B é incorreta porque essa questão não aparece diretamente na fala do ancião tupinambá; a alternativa C é incorreta porque não há interesse tupinambá na exploração comercial, que lhes causa estranheza; a alternativa D é incorreta porque não há interesse e troca cultural mas estranheza; a alternativa E é incorreta porque não é a questão do armazenamento da madeira que está sendo abordada.
HABILIDADE:
(EF07HI02) Identificar conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações e indicar a complexidade e as interações que ocorrem nos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.
(EF07HI03) Identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus, com destaque para as formas de organização social e o desenvolvimento de saberes e técnicas.
Explicação: