1 Sobre a peste bubônica responda:
a)O que foi a peste bubônica?
b)Em que época e lugar ela surgiu?
c)Quais eram os seus sintomas?
d)Como ela se espalhou pela Europa?
2 A partir de sua pesquisa sobre o COVID-19, organize uma ficha com as informações:
a)O que é?
b)Como e onde surgiu?
c)Como se propaga?
d)Quais os sintomas?
e)Quais podem ser as complicações?
3. A partir da compreensão sobre as características das duas pandemias estudadas, elabore um texto sobre quais as medidas tomadas pelas autoridades e pela população em relação as duas, comparando também as crenças e opiniões que cercam esses eventos (desconfianças, preconceitos, ideias nada científicas).
Respostas
Resposta:
1-
a) A peste bubônica é uma doença causada pelo Yersinia pestis, uma bactéria que é encontrada em pulgas que ficam em ratos contaminados. Quando as pulgas contaminadas têm contato com seres humanos, a transmissão da doença acontece.
b) A peste negra foi uma pandemia que acometeu a Europa no século XIV provocada pelo bacilo Yersinia pestis e deflagrada a partir do ano de 1348. Esse acontecimento figurou entre aqueles que caracterizaram a crise da Baixa Idade Média, sendo os outros as revoltas camponesas no século XIV e a crise do feudalismo.
c) Febre alta (39°C)
Calafrios
Dor de cabeça
Dores no corpo
Fraqueza
Náusea e vômitos
Convulsão.
d)A partir dos portos no litoral mediterrâneo, a peste negra difundiu-se pela Europa. Em 1347, a doença chegou à Sicília, ilha ao sul da Península Itálica; em 1348, chegou a Marselha, sul da França; em 1349, alcançou Gênova e o norte da Itália e, partir daí, espalhou-se por toda a Europa.
2-
a) A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves.
b) O novo Coronavírus foi descoberto em Wuhan, cidade chinesa com 11 milhões de habitantes, por conta de uma série de casos de pneumonia com origem desconhecida. Depois de algumas pesquisas, foi descoberta a COVID-19, doença causada pelo novo Coronavírus.
c) O vírus pode se propagar de pessoa para pessoa por meio de gotículas do nariz ou da boca que se espalham quando alguém doente tosse ou espirra. A maioria dessas gotículas cai em superfícies e objetos próximos, como mesas ou telefones. As pessoas também podem se contaminar ao respirarem gotículas provenientes da tosse ou espirro de uma pessoa doente.
d)Sintomas mais comuns:
febre
tosse seca
cansaço
Sintomas menos comuns:
dores e desconfortos
dor de garganta
diarreia
conjuntivite
dor de cabeça
perda de paladar ou olfato
erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés
Sintomas graves:
dificuldade de respirar ou falta de ar
dor ou pressão no peito
perda de fala ou movimento.
e) O pulmão é o marco zero da infecção", destaca a patologista Marisa Dolhnikoff, coordenadora de equipe da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) que está realizando autopsias em pessoas que morrem por causa da covid-19. “Sabemos que o vírus é capaz de infectar células de outros órgãos, como o coração, os rins e o sistema nervoso central.”
Explicação:
Espero ter ajudado
marque como a melhor resposta por favor