Respostas
Resposta:
Resurgimento da escrita
A escrita já existia no período micênico, na Grécia, porém havia desaparecido, e voltou nos séculos IX e VIII a.C. Nesse sentido, a escrita passou a sumir uma nova função: trouxe a possibilidade de fixar as "teorias" e estimular o pensamento crítico/reflexivo.
A invenção da moeda
Além de enriquecer os comerciantes, acelerando a substituição dos valores aristocráticos (valores fortemente ligados à religiosidade), a moeda sobrepunha aos símbolos sagrados, pois a moeda era uma invenção humana de caráter racional.
Pólis
O nascimento da pólis (cidade-Estado da Grécia), lá havia um espaço (ágora) onde eram debatidos assuntos pertinentes a toda sociedade, ou seja, possibilitou o desenvolvimento do pensamento crítico, político e autônomo, livre de religiosidade — é claro que não totalmente.
Consolidação da democracia
Consolidando a democracia em Atenas e outros lugares, cada cidadão (com algumas exceções) participava diretamente das decisões de bem comum, ou seja, mutação do ideal político (aristocrático ⇒ racional e de convenção humana).
As viagens marítimas
pois o impulso expansionista obrigou os comerciantes a enfrentarem as lendas e daí constatarem a fantasia do discurso mítico, proporcionando a desmitificação do mundo (como exemplo, os monstros que os poetas contavam existir em determinados lugares onde, visitados pelos navegadores, nada ali encontravam);
Explicação: