Respostas
Resposta:
Olá.A construção dos primeiros núcleos urbanos no litoral nordestino resultou da preocupação dos colonizadores com a defesa do território.
Ao longo do século XVI, a organização do espaço nordestino esteve relacionada à economia canavieira, que proporcionou poder político e econômico à região no período colonial.
As condições naturais, a existência de latifúndios, o desenvolvimento da monocultura e o trabalho escravo garantiu a produção açucareira, atividade que é desenvolvida até hoje no Nordeste.
A criação de gado foi outra atividade econômica que se desenvolveu no Nordeste, inicialmente relacionada à produção de açúcar.
Os bois eram utilizados nos engenhos como animais de tração e de transporte da cana-de-açúcar e constituíam fonte de abastecimento de carnes e couro.
Posteriormente esses animais passaram a ser criados em áreas distantes do litoral, onde as condições do clima e do solo não eram favoráveis ao cultivo da cana-de-açúcar. Com o tempo, a criação dos rebanhos possibilitou a ocupação do interior do Nordeste.
No final do século XVII, a agricultura canavieira do Nordeste entrou em crise. Isso ocorreu devido, principalmente, à concorrência das Antilhas, que, com preços mais baixos, conquistaram os mercados europeus de açúcar.
Já no século XIX, o cultivo de algodão, que era realizado no Agreste e no Sertão nordestinos, sofreu com a concorrência dos Estados Unidos,constituindo mais um elemento da decadência econômica da região.
Como consequência da decadência econômica sofrida, a Região Nordeste passou a ser uma área de repulsão populacional.
Explicação:
Espero ter te ajudado!
Resposta:
oi
Explicação:
A ocupação e colonização do interior do Nordeste do Brasil ocorreram somente no final do século XVll. Antes disso, os portugueses fundaram vilas e cidades somente na região próxima ao litoral, onde instalaram os engenhos produtores de açúcar.
espero ter ajudado!