• Matéria: História
  • Autor: esqueletonmali
  • Perguntado 5 anos atrás

“Operários” (1933), uma pintura em óleo sobre tela de Tarsila do Amaral, integra o cervo artístico-cultural do Palácio do Governo do Estado de São Paulo

A obra “Operários” de Tarsila do Amaral apresenta conotação social explícita, com um grande número de rostos sérios colocados lado a lado. Relacione esta obra de Tarsila com o contexto histórico do Brasil na época e assinale a alternativa correta.


a-A obra é um esforço da artista para demonstrar a democracia racial e étnica brasileira da época, prática típica do movimento intercultural e do pluralismo de ideias do período Modernista.


b-O grande número de rostos sobrepostos, a indústria e as chaminés indicam a liberdade de organização sindical, a intensa revolução industrial e a grande urbanização, características predominantes na modernização do Brasil durante o final do século XIX.


c-Como demostra o quadro, a revolução industrial no Brasil e a participação política do operariado eram temáticas largamente difundidas pelos artistas na democracia do Estado Novo, período do governo de Juscelino Kubitschek.


d-As diversas etnias representadas na obra fazem referência ao respeito à diversidade cultural da população paulistana da época. Ao fundo, as chaminés e as fábricas em formas geométricas indicam a resistência dos trabalhadores ao processo de industrialização do Brasil.


e-A obra ilustra o momento político e social brasileiro da década de 1930. É a expressão do crescimento capitalista no Brasil com: imigração de trabalhadores, avanço do capitalismo industrial, além da exploração da classe operária.

Anexos:

Respostas

respondido por: vagnermseg
6

Governo do Estado de São Paulo. Pintura em óleo sobre tela está exposta no Palácio do Governo ... A obra foi pintada no ano de 1933, depois que Tarsila

respondido por: Aronzita2020
3

Letra b

Espero ter ajudado

Perguntas similares