• Matéria: Lógica
  • Autor: joycecordeiro455
  • Perguntado 6 anos atrás

Me ajudem pessoal prfv!!!​

Anexos:

Respostas

respondido por: otakutest360
1

Resposta:

Tendencia para o aumento da complexidade: A vida, pelas suas próprias forças, tende continuamente a aumentar o volume de todo o corpo que a possui, e a estender as dimensões de suas partes, até um limite que lhe é próprio.

A tendência ao aumento de complexidade, que Lamarck expôs acima, é inerente a vida. Essa tendência resulta de um movimento dos fluidos no interior do indivíduo, os quais irão desenvolver os órgãos e aperfeiçoá-los. Como exemplo Lamarck cita a transformação de um animal, desde o zigoto até a fase adulta.

Outro exemplo que Lamarck forneceu para a primeira lei é com referência ao aumento de complexidade das espécies observadas na natureza, que se dá dos mais simples para os mais organizados,

A natureza, produzindo sucessivamente todas as espécies de animais e começando pelos mais imperfeitos e mais simples, terminando pelos mais organizados, complicou gradualmente sua organização; esses animais, tendo se espalhado geralmente por todas as regiões habitáveis do globo, cada espécie recebeu pela influência das circunstâncias nas quais se encontrou, seus hábitos que conhecemos e as modificações em suas partes que a observação nos mostra.

Na segunda lei Lamarck explicou o surgimento de novos órgãos em “função das necessidades que se fazem sentir e que se mantêm”. Lamarck esclareceu:

Surgimento de um novo órgão em função de necessidade: A produção de um novo órgão em um corpo animal resulta de uma nova necessidade que surgiu e que continua a se fazer sentir e de um novo movimento que essa necessidade faz nascer e mantém.

Lamarck relacionou a segunda lei com a terceira lei já que a produção de um novo órgão está associada os seus hábitos e circunstâncias nas quais ele vive. Segundo o naturalis ta francês:

Não são os órgãos, quer dizer, a natureza e as partes do corpo de um animal que originam seus hábitos e suas faculdades particulares, mas são ao contrário seus hábitos, sua maneira de viver e as circunstâncias nas quais se encontram esses indivíduos que, com o tempo, constituem a forma de seu corpo, o número e o estado de seus órgãos – enfim, as faculdades de que gozam.

A terceira lei de Lamarck refere-se aos efeitos do uso e desuso, que estão relacionados respectivamente ao desenvolvimento ou atrofia dos órgãos. Nas próprias palavras de Lamarck: “O desenvolvimento dos órgãos e sua força e ação estão em relação direta com o emprego desses órgãos”.

Entre os exemplos da terceira lei, Lamarck fornece para o caso do desuso, os seguintes: “olhos vestigiais em animais que não os usam, como na toupeira”; “as patas das serpentes, que teriam desaparecido pelo hábito de se arrastarem e se esconderem sob ervas”. Para o uso os seguintes: “membranas entre os dedos de aves aquáticas, formadas pelo exercício de esticar esses dedos, na água, para nadar”; “os dedos recurvados de pássaros que pousam sobre as árvores, desenvolvidos pelo hábito de segurar-se nos galhos com eles”.

A quarta lei de Lamarck refere-se a “herança dos caracteres adquiridos”, na qual características adquiridas ou perdidas durante a vida dos organismos eram transmitidas à prole. Uma das formas que Lamarck anunciou esta lei é a seguinte,

Tudo aquilo que a natureza fez os indivíduos adquirirem ou perderem através das circunstâncias a que sua raça se encontra exposta há muito tempo, e conseqüentemente pelo emprego predominante de tal órgão ou pela constante falta de uso de tal parte, ela o conserva pela geração de novos indivíduos que dela provém, desde que essas mudanças adquiridas sejam comuns aos dois sexos, ou àqueles que produziram esses novos indivíduos."

---

É isso! Espero ter Ajudado :3 se sim me marque como melhor resposta

Perguntas similares