1) A especiação é o processo evolutivo pelo qual as espécies vivas se formam. Este processo pode ser uma transformação gradual de uma espécie em outra (anagênese) ou pela divisão de uma espécie em duas por cladogênese. Qual destas alternativas não é uma condição para a formação de uma nova espécie
Imagem sem legenda
a) Seleção Natural;
b) Cripticidade;
c) Variação Genética;
d) Isolamento Reprodutivo.
2) Subespécies de coruja-pintada morando em diferentes localizações mostram algumas diferenças genéticas e morfológicas. Esta observação é consistente com a ideia de que novas espécies se formam através de qual condição? *
Imagem sem legenda
a) Seleção Natural;
b) Isolamento Geográfico;
c) Seleção Artificial;
d) Variação Genética.
Respostas
1) Dentre as alternativas, não é uma condição para a formação de uma nova espécie é: b) Cripticidade.
A especiação é a formação de novas espécies, podendo ser de vários tipos, dependendo do padrão da população biológica.
O isolamento reprodutivo é a chave para essa definição e significa que, apesar de qualquer hibridização, a espécie verdadeira mantém sua singularidade.
A variabilidade genética refere-se à diversidade nas frequências dos genes. A variabilidade genética pode se referir a diferenças entre indivíduos ou diferenças entre populações.
2) As diferenças genéticas e morfológicas das subespécies de coruja-pintada, gera a ideia de que novas espécies se formam através do: Alternativa b) Isolamento Geográfico.
O isolamento geográfico é um processo no qual as populações são separadas das demais devido a uma formação geológica natural ou artificial.
Dependendo do tamanho, o isolamento geográfico pode levar ao surgimento de novos comportamentos sociais e até mesmo de novas espécies, o que é conhecido como especiação alopátrica, mas também à extinção do grupo isolado.
1. São condições para a formação de uma nova espécie a seleção natural, a variação genética e o isolamento reprodutivo. O único que não é fator de especiação é a cripticidade. Alternativa B.
A variação genética ocorre pela formação de novas sequências gênicas ou ativação e inativação de genes de forma aleatória, ou seja, ao acaso. Quando essas mutações são benéficas para a espécie, ela sobrevive mais e é selecionada pelo meio. Dependendo de como acontece essa mutação e o tipo de diferenciação que ela causa, pode haver até mesmo o surgimento de uma nova espécie.
Também é importante para a especiação o processo de isolamento reprodutivo, tendo sido esse o mecanismo de formação de muitas espécies ao longo da história natural. Quando um ecossistema passa por algum processo de segregação geográfica, que isola as populações animais e vegetais em dois ou mais lados diferentes, temos o que se chama de especiação alopátrica.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/23021058
2. As subespécies de coruja-pintada em localizações diferentes indicam uma especiação por isolamento geográfico. Alternativa B.
A espécie é a unidade de classificação dos seres vivos, em que se reúnem os indivíduos com maior semelhança genética. O isolamento reprodutivo alopátrico ocorre quando uma espécie é separada geograficamente e ao longo das gerações reprodutivas ocorre uma diferenciação gênica com a formação de mais de uma espécie.
Ao decorrer dos anos os indivíduos de cada um daqueles ambientes cruzam entre si, de forma que as mutações genéticas geram novas variantes genotípicas e fenotípicas até o momento em que uma nova espécie é formada - seja animal ou vegetal.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/23021058