• Matéria: Pedagogia
  • Autor: nanadd
  • Perguntado 5 anos atrás

No estudo da história do povo judeu, é possível encontrar vários exemplos individuais de expressões da influência da cultura e pensamento gregos sobre o judaísmo. Aos olhos de certos judeus, a pressão do helenismo estrangeiro não era vista como negativa, mas sim como uma chance de “modernizar o judaísmo, que para muitos, influenciados pelo helenismo, não passava de um sistema religioso rudimentar e primitivo. Até mesmo os sacerdotes, que haviam se tornado a autoridade máxima político-religiosa, aderiram à cultura clássica.” Além disso, entre os próprios judeus, houve aqueles que acreditavam que judaísmo e helenismo vinham de uma raiz comum e não eram tão diferentes assim – e os que se tornaram adeptos do Ginásio, adotando a prática de esportes em honra a divindades do panteão grego e a nudez, até mesmo constrangendo-se por conta de suas circuncisões. SILVA, Saulo Henrique Justiniano; OLIVEIRA, Flávio Rodrigues de. História da Igreja I. Graduação – EAD. Maringá – PR: Unicesumar, 2017. (Adaptado). Assim, com base em seus conhecimentos sobre o processo gradual da helenização do povo judeu, descreva em detalhes a realidade política dos contextos históricos nos quais esta foi ocorrendo.

Respostas

respondido por: brendaisis
9

O judaísmo é apresentado em diversos livros e obras de história como uma invenção helenística, haja vista que foi produto cultural originário do contato do judaísmo com a cultura helenística que existiu durante a diáspora judaica.

Nesse contexto, a diáspora judaica procurava estabelecer uma tradição religiosa hebraico-judaica na cultura e língua helénica, modificando dessa forma o pensamento da população, elementos sociais, políticos e com o passar dos anos, religiosos também.

Perguntas similares