A democracia e a religião têm o mesmo objetivo: o bem-estar do povo. Realizar e apoiar a vontade das pessoas, de viver livre e feliz em seu país é o ponto central da democracia. A religião, por sua vez, é um catálogo de regras, que orienta as pessoas sobre como elas podem conviver contentes numa sociedade. Se a democracia não logra garantir o bem-estar das pessoas, então ela fracassa. Isso vale também para a religião: se trair seus princípios, ela se torna uma tirania e um instrumento de destruição.(Agatha Ogochukwu Chikelue. Porque a religião e a democracia têm mais a ver uma com a outra do que se pensa. www.deutschland.de Acesso: 13.12.2019) Marx escreve que “o homem não é um ser abstrato” apontando para a condição efetiva da existência humana e para a sua historicidade. Descreva por que Marx afirma que não são as ideias humanas que movem a História, mas são as condições históricas que produzem as ideias.
Respostas
Resposta:
As condições históricas são as reais responsáveis pela produção das ideias humanas, uma vez que é possível perceber que, o contexto no qual o ser humano está inserido é fundamental para a compreenção de suas ideias. Como exemplo, é possível citar o período entre guerras, isto é, entre 1918 e 1939, e o surgimento do Nazismo. No caso em questão, o período entre guerras é de grande importância pois foi nele que ocorreu o Tratado de Versalhes e a Crise de 1929 (quebra da bolsa). O Tratado de Versalhes, assinado ao final da 1ª Guerra Mundial, foi fundamental, pois nele foi decidido que a Alemanha deveria diminuir drasticamente seu exército, assim como devolver os territórios conquistados, pagar uma quantidade de dinheiro, entre outros, o que fez com que o sentimento de muitos alemães fosse de humilhação. Somado a essa conjuntura e aliada à crise de 1929, que causou uma desvalorização intensa na moeda alemã, a população passava fome e a pobreza se alastrava. Nesse contexto, o partido nazista alemão utilizou da condição histórica para expandir-se, e, dito e feito, o fez, a ponto de possuir Adolf Hitler enquanto Chanceler do Reich e Führer da Alemanha. Dessa forma, é possível comprovar como as condições históricas são os verdadeiros motores da humanidade, pois são elas que produzem as ideias. O Nazismo já existia, mas sua força se deu, principalmente, ás condições históricas do momento em que estava inserido, pois existia uma grande vontade de vingança, um enorme revanchismo na população alemã, assim como a esperança de um momento em que a economia do Estado consolidaria-se e este, por fim, prosperaria.
OBS: O exemplo usado para explicar porque as condições históricas produzem as ideias não foi o mesmo utilizado por Karl Marx, uma vez que ele faleceu em 1883, enquanto a primeira guerra ocorreu em 1914, terminando em 1918, e a segunda em 1939, terminando em 1945. Entretanto, se você procurar, perceberá que toda a história se dá da mesma forma.