Durante o período do Império brasileiro, até que fosse estabelecido toda a forma de governo, a educação ficou numa espécie de areia movediça, sem muitas bases e referências, apenas uma crítica aos métodos jesuíticos de antes. Foi apenas em 1772 que as aulas régias das primeiras letras e a reforma dos estudos maiores, foram propostas.
O Alvará de 1759 criticava o _____________ e o ______________ dos jesuítas e extinguia “todas as classes e escolas” para uma reforma geral do ensino em Portugal e nas colônias. Os principais pontos dessa reforma foram: a criação da figura do _____________ de Estudos para supervisionar o ensino; a abertura de classes ______________ de gramática latina nos bairros de Lisboa e; a instituição de professores de grego e retórica em Lisboa, Coimbra, Évora, Porto e outras cidades, dando preferência nos concursos das faculdades aos alunos que obtinham proficiência nessas disciplinas.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a sequência de palavras para complementar as lacunas:
Escolha uma:
a.
contexto – manual – Príncipe – separadas
b.
ajuste – meio – Papa – principais
c.
método – conteúdo – Diretor – gratuitas
d.
centenário – bispado – Professor – pagas
e.
esquema – livro – Pastor - particulares
Respostas
Resposta:
c.
método – conteúdo – Diretor – gratuitas
Explicação:
Corrigido pelo AVA.
A alternativa CORRETA que apresenta a sequência de palavras para complementar as lacunas: Letra C- método – conteúdo – Diretor – gratuitas.
O Alvará de 1759 criticava o método e o conteúdo dos jesuítas e extinguia “todas as classes e escolas” para uma reforma geral do ensino em Portugal e nas colônias. Os principais pontos dessa reforma foram: a criação da figura do Diretor de Estudos para supervisionar o ensino; a abertura de classes gratuitas de gramática latina nos bairros de Lisboa e; a instituição de professores de grego e retórica em Lisboa, Coimbra, Évora, Porto e outras cidades, dando preferência nos concursos das faculdades aos alunos que obtinham proficiência nessas disciplinas.
O Alvará de 1759 também marcou a criação do surgimento do ensino público oficial e laico, tirando assim o poder da Igreja sobre a educação, que além disso ditava regras na cultura, na arte e na impressão de livros.
A influência dos jesuítas e da Igreja nos assuntos seculares incomodavam os planos das reformas secularizadoras e regalistas, petendidas por Pombal, que possuíam caráter extramamente ideário.
O que estava em jogo era na verdade o papel da Igreja nos âmbitos culturais do contexto português desta época. O sistema de ensino utilizado pelos jesuítas, impedia a reaproximação de Portugal com os grandes centros culturais europeus.
Continue aprendendo sobre a educação no período Colonial e Imperial:
https://brainly.com.br/tarefa/23767893
Bons estudos!